Santo Tirso lança Festival Novo Jornalismo com cariz nacional e internacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 20 out (Lusa) -- Santo Tirso vai receber, na sexta-feira e no sábado, a primeira edição do Festival Novo Jornalismo, naquilo que a Câmara Municipal espera que seja o primeiro de muitos, procurando obter impacto nacional e internacional, disse hoje o presidente.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, explicou à Lusa que a autarquia está a procurar "dar uma enfâse muito grande às questões da Cultura, do Turismo, de integração do município nos grandes temas", estando a preparar internamente a criação de um Departamento de Cultura e Turismo.

Por outro lado, o Festival Novo Jornalismo, que vai contar com nomes como o jornalista Joaquim Furtado, o ex-secretário de Estado da Cultura Francisco José Viegas ou o diretor do jornal digital O Observador, David Dinis, surgiu como uma possibilidade "interessante" para a autarquia, que espera "que seja um evento de natureza nacional e internacional".

"Pretendemos que seja o arranque e que nos próximos anos façamos uma iniciativa deste género abordando estas temáticas, a ética, a não-ficção", disse Joaquim Couto.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso acrescentou acreditar que o evento "também atrairá um nicho que representa este tipo de literatura de não-ficção em que o jornalismo se confunde com a literatura".

O festival vai também incluir um "périplo pelas escolas porque é nas escolas que tudo começa".

O programa do Festival Novo Jornalismo inclui múltiplas discussões ao longo dos dois dias como, por exemplo, "Ética e Deontologia na Não-Ficção" com o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Carlos Magno, Francisco José Viegas e o jornalista do Público Paulo Moura.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.