Investigadores da PJ iniciam quarta-feira uma greve ao trabalho suplementar

Investigadores da PJ iniciam quarta-feira uma greve ao trabalho suplementar
| País
Porto Canal

A Associação Sindical dos Funcionários Judiciais (ASFIC/PJ) inicia na quarta-feira uma greve ao trabalho suplementar e às unidades de prevenção, em protesto contra a não aprovação pelo Ministério da Justiça do estatuto profissional da classe.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Garcia revelou que a ASFIC vai divulgar hoje, antes da cerimónia do 69/o aniversário da Polícia Judiciária (PJ), marcada para as 15:30, uma carta aberta enviada à ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, em que se sublinha que não foi cumprida a promessa governamental feita à oito meses de aprovação do estatuto profissional dos investigadores criminais.

Carlos Garcia entende que o facto de não haver ainda um estatuto profissional dos funcionários da investigação criminal é "também da responsabilidade da atual direção da Polícia Judiciária".

"Sentimos que vivemos uma polícia que definha, sem liderança, sem estratégia, sem objetivos", criticou o presidente da ASFIC, observando que a greve, a iniciar às 00:00 de quarta-feira, pode afetar praticamente tudo, porque, a partir das 18:00, haverá apenas o serviço de piquete, que às vezes chega a funcionar com apenas um funcionário.

Segundo o pré-aviso do protesto, a greve será por tempo indeterminado.

A cerimónia de aniversário da PJ, marcada para a nova sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, contará com a presença da ministra da Justiça.

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.