Lousada investe 9,5 milhões em sete centros escolares

| Norte
Porto Canal / Agências

Lousada, 15 out (Lusa) - A Câmara de Lousada está a investir cerca 9,5 milhões de euros na construção ou remodelação de centros escolares, em várias freguesias, disse hoje à Lusa o presidente Pedro Machado.

De acordo com o autarca socialista, decorrem obras nos equipamentos previstos para Caíde de Rei, Meinedo, Lodares, Nespereira, Casais, Cristelos e Sousela.

Cinco das empreitadas (Caíde, Lodares, Nespereira, Casais e Sousela) reportam-se à construção de novos edifícios.

As restantes intervenções (Cristelos e Meinedo) são ampliações ou remodelações.

Pedro Machado sublinha a importância destes investimentos, mas lamenta que tenham sido atrasados pelo Governo quando decidiu reprogramar os fundos comunitários.

Apesar de o município ter conseguido garantir os meios financeiros, o atraso vai obrigar a acelerar as obras, para garantir que estejam concluídas em junho de 2015 e assim cumprir a programação imposta pelos fundos europeus.

"É uma limitação temporal grande, mas vamos conseguir cumprir os prazos", previu.

O concelho de Lousada, de acordo com Pedro Machado, é o concelho mais jovem de Portugal Continental, apresentando, por isso, um número elevado de crianças em idade escolar.

O presidente da câmara acredita que a dimensão dos equipamentos corresponde às necessidades atuais do concelho.

Os novos centros escolares vão receber cerca de 950 alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, dispondo de salas de apoio, refeitório, polivalente e biblioteca.

Os encargos das empreitadas são suportados em 85% por fundos da União Europeia, cabendo à câmara suportar 15% do investimento.

"É, de facto, um investimento muito significativo, mas o financiamento está devidamente assegurado", assinalou, sublinhando que as intervenções terminam o projeto global de remodelação do parque escolar, ao nível do primeiro ciclo, traçado há alguns anos pelo município.

O presidente da câmara e os vereadores da Educação e das Obras Municipais visitaram, na quarta-feira, as empreitadas em curso para fazerem a avaliação dos trabalhos.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.