Golo de Ronaldo nos descontos dá vitória justa a Portugal

Golo de Ronaldo nos descontos dá vitória justa a Portugal
| Desporto
Porto Canal

Um golo de Cristiano Ronaldo, no último minuto, deu hoje a Portugal um triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, o primeiro do novo selecionador Fernando Santos, em jogo no Grupo I de qualificação para o Euro2016.

Em Copenhaga, Ronaldo cabeceou com sucesso aos 90+5 minutos, depois de um centro de Ricardo Quaresma, e gelou por completo o Estádio Parken, numa altura em que o nulo já era quase certo.

O tento do capitão português aconteceu numa altura em que a Dinamarca até parecia estar mais perto golo, embora Portugal tenha dominado grande da partida e desperdiçado várias oportunidades de golo.

Cristiano Ronaldo alcançou a marca de 22 golos em Europeus, incluindo fases finais e qualificação, e igualou o recordista Jon Dahl Tomasson, avançado dinamarquês já reformado, e que chegou a esses números graças a muitos tentos marcados neste mesmo estádio.

Com esta vitória, a primeira em Copenhaga desde 1977 e que pôs fim a uma série de três jogos sem ganhar nesta capital, Portugal relançou o apuramento para o Euro2016 e somou os primeiros três pontos no Grupo I.

Fernando Santos festejou também a sua primeira vitória como selecionador português, depois de se ter estreado com uma derrota em França, por 2-1.

Mesmo assim, Portugal apresentou algumas debilidades na concretização, tantas foram as oportunidades criadas, e também nas laterais, em que Cedric e Eliseu estiveram sempre algo nervosos.

Ricardo Carvalho e William Carvalho foram as novidades no "onze" de Fernando Santos, que optou por colocar em campo a equipa que tinha deixado boa imagem na segunda-parte do jogo em Paris.

Ao contrário do que aconteceu com a França, a seleção portuguesa entrou muito bem na partida e chegou com alguma facilidade à baliza do guarda-redes Schmeichel, que teve uma intervenção complicada logo aos sete minutos, a remate de Cristiano Ronaldo.

Com um meio campo muito compacto, Portugal foi controlando a partida e somou algumas boas oportunidades, através de Nani, novamente por Ronaldo e também Danny.

O luso-venezuelano foi mesmo o jogador português mais ativo nesta primeira parte, com várias fugas pelas alas e boas combinações com os seus colegas da frente.

Apesar da boa exibição, a seleção lusa manteve-se a zero e coube mesmo à Dinamarca a melhor oportunidade desta fase do encontro, quando Krohn-Dehli atirou ao poste, aos 34 minutos, após lance de contra-ataque.

Os dinamarqueses procuravam as saídas rápidas para o ataque e apostavam quase sempre pelo lado de Eliseu, já que o lateral esquerdo aparecia muitas vezes fora de posição e "abandonado" pelos colegas da frente na altura de defender.

O nulo manteve-se até ao intervalo e, logo no início da segunda parte, Portugal continuou a desperdiçar oportunidades. Primeiro foi Cristiano Ronaldo que, isolado, não conseguiu bater Schmeichel, que saiu rapidamente e fez a "mancha" aos pés do avançado português, num lance em que fez lembrar o seu pai, Peter, antigo guarda-redes do Sporting. Depois, William Carvalho atirou por cima, já dentro da área.

Portugal foi mantendo o controlo e, com alguma surpresa, Fernando Santos desfez o trio da frente e colocou João Mário no lugar da Nani, aos 68 minutos. Esperava-se que fosse Tiago a sair, já que estava completamente esgotado, mas o escolhido acabou por ser o jogador do Sporting.

Essa troca acabou por acontecer numa altura em que a Dinamarca cresceu na partida e Krohn-Dehli voltou a estar perto do golo, com um remate à entrada da área que passou a centímetros da baliza de Patrício.

A seleção lusa começou a dar mostras de grande cansaço e nem as entradas de Eder e depois de Ricardo Quaresma conseguiram devolver algum controlo à equipa portuguesa, tendo nessa altura Ricardo Carvalho sido "imperial" a impedir os ataques dinamarqueses.

O central de 36 anos foi um dos melhores em campo, tendo estado quase perfeito no centro da defesa.

Quando era quase certo o nulo, Quaresma escapou pela direita e tirou um cruzamento perfeito para Ronaldo, que de cabeça bateu Schmeichel e garantiu a vitória.

Jogo disputado no Estádio Parken, em Copenhaga.

Dinamarca - Portugal, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

0-1, Cristiano Ronaldo, 90+5.

Equipas:

- Dinamarca: Kasper Schmeichel, Lars Jacobsen, Simon Kjaer, Daniel Agger, Nicolai Boilesen (Simon Poulsen, 58), William Kvist, Pierre Hojbjerg, Christian Eriksen (Thomas Kahlenberg, 84), Lasse Vibe (Uffe Bech, 46), Martin Krohn-Dehli e Nicklas Bendtner.

(Suplentes: Jesper Hansen, Stephan Andersen, Peter Ankersen, Andreas Bjelland, Kian Hansen, Simon Poulsen, Lasse Schone, Thomas Kahlenberg, Jakob Poulsen, Martin Braithwaite, Poulsen, Uffe Bech).

Selecionador: Morten Olsen.

- Portugal: Rui Patrício, Cedric, Pepe, Ricardo Carvalho, Eliseu, William Carvalho, Tiago (Quaresma, 84), João Moutinho, Danny (Éder, 77), Nani (João Mário, 68) e Cristiano Ronaldo.

(Suplentes: Anthony Lopes, Beto, Bruno Alves, José Fonte, Antunes, Ivo Pinto, André Gomes, Adrien, João Mário, Eder, Vieirinha, Ricardo Quaresma).

Selecionador: Fernando Santos.

Árbitro: Felix Brych (Alemanha).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (90+2).

Assistência: Cerca de 36.000 espetadores.

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Golo madrugador nos sub-19 do FC Porto

O FC Porto colocou-se em vantagem no encontro frente ao Famalicão para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Gil Martins converteu a grande penalidade que inaugurou o marcador do miniestádio do Olival aos 7 minutos.

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.