Portugal vence Holanda e qualifica-se para o Europeu de sub-21

Portugal vence Holanda e qualifica-se para o Europeu de sub-21
| Desporto
Porto Canal (Imagem: FPF)

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para a fase final do Europeu de sub-21 de 2015, ao derrotar em casa a Holanda, por 5-4, na segunda mão do "play-off".

Em Paços de Ferreira, Rúben Vezo (13 minutos), Rúben Neves (20), Ricardo Pereira (50 e 66) e Bernardo Silva (87) marcaram os golos portugueses, com Weghorst (15), Kongolo (45+2) e Aké (64 e 89, de grande penalidade) reduziram para a Holanda.

Portugal somou o 10.º triunfo em outros tantos encontros na fase de qualificação, regressando a um Europeu de sub-21 após oito anos, depois de falhar os três últimos torneios. O Euro2015, na República Checa, servem de apuramento para os Jogos Olímpicos Rio2016.

Jogo no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

Portugal - Holanda, 5-4.

Ao intervalo: 2-2.

Marcadores:

1-0, Rúben Vezo, 13 minutos.

1-1, Weghorst, 15.

2-1, Rúben Neves, 20.

2-2, Kongolo, 45+2.

3-2, Ricardo Pereira, 50.

3-3, Aké, 64.

4-3, Ricardo Pereira, 66.

5-3, Bernardo Silva, 87.

5-4, Aké, 88 (grande penalidade).

Equipas:

- Portugal: José Sá, Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Rúben Vezo, Raphael Guerreiro, Rúben Neves, Tozé (Iuri Medeiros, 58), Sérgio Oliveira, Bernardo Silva, Ricardo Pereira (Ricardo Horta, 81) e Ivan Cavaleiro (Carlos Mané, 46).

(Suplentes: Bruno Varela, Frederico Venâncio, Rúben Pinto, Bruno Fernandes, Ricardo Horta, Carlos Mané e Iuri Medeiros).

Treinador: Rui Jorge.

- Holanda: Warner Hahn, Joshua Brenet (Ruben Ligeon, 71), Karim Rekik, Kongolo, Aké, Hupperts (El Ghazi, 69), Willems, Mahaer (Jesper Drost, 72), Ola John, Evis Manu e Weghorst.

(Suplentes: Van der Hart, Ruben Ligeon, Van Aken, El Ghazi, Ebecilio, Jesper Drost e Sinkgraven).

Treinador: Adrie Koster.

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Hupperts (27), Sérgio Oliveira (40), Raphael Guerreiro (63), Joshua Brenet (65), Karim Rekik (90) e Willems (90+3).

Assistência: 4.480 espetadores.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

FC Porto: Francisco Conceição, Medhi Taremi e Diogo Costa em destaque no jogo com o Chaves

O português foi o MVP Liga Portugal e o iraniano o MVP Porto, enquanto o guarda-redes manteve a baliza a zeros

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.