Aveiro, Poiares, Nazaré e Cartaxo são os municípios que pediram ajuda antes de recorrerem ao FAM

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 out (Lusa) -- Aveiro, Vila Nova de Poiares, Nazaré e Cartaxo são os quatro municípios que pediram ajuda de emergência por não conseguirem pagar serviços essenciais até receberem verbas do Fundo de Apoio Municipal(FAM).

Hoje, no parlamento, o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, afirmou que o pedido de ajuda de emergência de Aveiro já foi aprovado e que o de Vila Nova de Poiares deverá ser aprovado esta semana.

Leitão Amaro destacou que mais dois municípios, sem os identificar, estão a negociar com o Governo, mas ainda não iniciaram formalmente o processo.

No entanto, fonte do município do Cartaxo confirmou hoje à Lusa negociações com Governo para ter acesso a esta ajuda destinada a municípios em situação financeira difícil e que não conseguem pagar os serviços essenciais até à disponibilização do Fundo de Apoio Municipal, a partir de janeiro de 2015.

A mesma fonte revelou que a autarquia está a preparar o processo para o levar à aprovação em reunião de câmara.

Também o presidente da câmara da Nazaré, Walter Chicharro, disse hoje à Lusa que está a negociar com o Governo esta ajuda.

Walter Chicharro esclareceu que, no caso da Nazaré, falta apenas aprovar o valor do apoio.

Aveiro, o único processo aprovado, vai receber 10,5 milhões, que devem servir para despesas urgentes, como o pagamento de salários.

Por seu lado, o presidente de Vila Nova de Poiares, que deverá, segundo o Governo, ver o seu processo aprovado esta semana, não quis adiantar dados sobre o processo.

O secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, disse, em setembro, que, para as autarquias que precisam de recorrer à ajuda financeira de emergência, "o Governo estimou, baseado na análise que fez com os municípios nessa situação, que poderiam ser necessários 40 milhões de euros".

RCS/MSO/DYA/MLL/JEF/LYFS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.