Qualificação de Portugal para o Europeu de sub-21 não está decidida - Rui Jorge

| Desporto
Porto Canal / Agências

Paços de Ferreira, 13 out (Lusa) - O selecionador Rui Jorge disse hoje que o "play-off" de qualificação para o Europeu de futebol de sub-21 não está decidido, apesar de considerar um bom resultado a vitória de 2-0 conseguida por Portugal na Holanda.

"Há sempre que ter cautela. Quem anda no futebol, sabe como é imprevisível. O resultado [na Holanda] é bom, mas não está nada decidido", disse Rui Jorge, na antevisão do jogo da segunda mão, que se realiza na terça-feira, em Paços de Ferreira.

Antes do treino de adaptação ao relvado do Estádio Capital do Móvel, o técnico disse também não esperar um adversário muito diferente daquilo que mostrou em Alkmaar, lembrando que "a Holanda tem o seu jogo definido, não é de alterar muito o seu estilo", e deve "manter-se fiel" ao modelo habitual, "pelo menos na fase inicial do jogo".

Rui Jorge falou também da importância da vitória no jogo, o que, a verificar-se, garantirá um registo inédito ao nível dos sub-21.

"O nosso objetivo, claramente, é a passagem da eliminatória, mas isto é uma equipa e sistematicamente procuramos a vitória. Queremos ser sempre seguros a defender e perigosos a atacar. A 10.ª vitória ou a 14.ª [incluindo jogos particulares], dependendo da perspetiva, será um feito único nos sub-21 e eles devem sentir-se orgulhosos", sublinhou.

O treinador disse também que não pensa "mexer muita coisa" no "onze" que irá apresentar em Paços de Ferreira, admitindo que a mudança irá além da ausência, por castigo, de Rafa, não temendo deslumbramentos por parte dos seus jogadores, face à vantagem de dois golos conseguida na Holanda.

"Não vejo sinais de isso acontecer. Toda a agente viu a atitude e concentração que os jogadores demonstraram nos últimos dois jogos", referiu, aproveitando para elogiar a "muita qualidade do grupo" e a "atitude fantástica" dos jogadores portugueses.

Para este decisivo jogo, Rui Jorge não vai poder contar com alguns jogadores promovidos à equipa principal, como William Carvalho, André Gomes ou João Mário, mas desvalorizou a questão e considerou-a um exemplo positivo para os restantes.

"Podemos falar muito, mas, se [os jogadores] não virem exemplos, pouco adianta. Esta é uma fase em que os jogadores têm de estar em constante ação e, se os jovens jogadores veem que há uma porta de saída, andam muito mais motivados", acrescentou.

O defesa esquerdo Luís Martins, suplente não utilizado na Holanda, não deverá ser opção para Rui Jorge, repetindo as queixas no adutor da coxa sentidas no treino em Lousada, no domingo.

A seleção de futebol sub-21 de Portugal deu um passo importante rumo ao Euro2015, após vencer a Holanda por 2-0, em Alkmaar, decidindo o apuramento na terça-feira, em Paços de Ferreira, a partir das 17:00, num jogo que terá arbitragem do inglês Michael Oliver.

CYA/JPYG // PA

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Caminho aberto com chave mestra. Crónica de jogo

O FC Porto venceu neste sábado o Chaves (3-0), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, em jogo da 32.ª e antepenúltima jornada do campeonato. Francisco Conceição (27m) Evanilson (45m+1) e Mehdi Taremi (73m), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, agora com 66 pontos somados.

Gonçalo Sousa: "Fomos sempre superiores"

Um livre direto cobrado de forma exímia, um golo de bola corrida e uma grande penalidade convertida garantiram três pontos para o FC Porto no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira (3-0). No rescaldo da viagem bem-sucedida a Trás-os-Montes, o MVP Francisco Conceição afirmou que “o jogo não teve muita história”, confidenciou que ultrapassar os 89 jogos do pai ao serviço do “clube do coração” de ambos é “um motivo de orgulho” e garantiu querer “fazer muitos mais jogos, golos e festejar títulos”. “Um pouco nervoso”, Gonçalo Sousa estreou-se pela equipa principal de “um clube muito grande” e prometeu “continuar a trabalhar” para cumprir o “sonho” de “marcar um golo, se possível já este ano”.

Sérgio Conceição: "Podíamos e devíamos ter entrado de outra forma"

O FC Porto regressou ao trilho das vitórias na Liga ao vencer o Desportivo de Chaves, por 3-0, na 32.ª jornada da prova. No rescaldo do encontro decidido por Francisco Conceição, Evanilson e Mehdi Taremi, Sérgio Conceição sublinhou a necessidade de mostrar “grande ambição, empenho e determinação” para complementar a “estratégia e organização” de um grupo de “profissionais” com “mais qualidade individual do que o adversário”. “Temos que aproveitar mais isso, independentemente de já não termos possibilidades no campeonato. Há sempre o representar um clube como o FC Porto e a paixão pelo futebol”, explicou o técnico portista.