Polis Ria de Aveiro recupera esteiros e canais de Estarreja

| Norte
Porto Canal / Agências

Estarreja, 10 Out. (Lusa) -- O Polis Litoral Ria de Aveiro inaugura no sábado as obras de recuperação de cinco esteiros e canais, na frente lagunar de Estarreja, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.

Trata-se de mais uma fase de execução do programa, repartida por duas empreitadas na frente lagunar de Estarreja, que beneficiou o Cais de Canelas, Cais de Salreu, Esteiro de Estarreja, Esteiro de Veiros e Cais da Ribeira do Mourão, em Avanca.

O total de investimento do Polis Litoral Ria de Aveiro previsto para Estarreja, financiado pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), é de quase quatro milhões euros, dos quais 25% são suportados pela Câmara.

"Com as melhorias introduzidas, o Município espera trazer cada vez mais pessoas para próximo desta nossa frente lagunar que é naturalmente bonita, e que, com pequenos ajustes, conseguimos tornar ainda mais atrativa", explica Diamantino Sabina, presidente da Câmara de Estarreja.

O mapa de intervenções do Polis em Estarreja prevê ainda a recuperação do cais das Teixugueiras, do Nacinho, Tabuada e Bulhas, em Pardilhó, sendo a Ribeira da Aldeia a última zona a ser intervencionada no concelho.

Uma das empreitadas a inaugurar no sábado, de valor superior a 250 mil euros, compreendeu a recuperação e consolidação das margens de dois esteiros (Veiros e Mourão) e no Cais da Ribeira do Mourão foi feita a requalificação da área degradada para melhorar o usufruto do local, abrangendo uma área total de 34 mil metros quadrados.

A outra empreitada, de cerca de meio milhão de euros, abrangeu o Cais de Canelas, o Cais de Salreu e o Esteiro de Estarreja, numa área total de cerca de 22 mil metros quadrados.

No Cais de Canelas foi feita a regularização e limpeza das margens, melhorado o estacionamento, e recuperados os miradouros sobre o Esteiro, associados ao Percurso do Ribeiro de Canelas, que se desenvolve paralelamente ao Esteiro, procurando melhorar as condições de vivência e usufruto pela população e a ligação com o espaço da Ria.

No Cais de Salreu, além da regularização e limpeza de margens, foram plantadas espécies arbóreas adequadas e reorganizado o espaço, transformando uma construção degradada em centro de interpretação ambiental.

No Esteiro de Estarreja foi feita a reconstrução e alteamento dos muros existentes, face ao aumento da amplitude das marés, reproduzindo as soluções originais, com vista a desenvolver e explorar o seu potencial didático e cultural.

"As obras em causa revestem-se de elevada importância para a minimização do risco de cheias, em defesa de pessoas e bens, e para a valorização e qualificação da Ria de Aveiro, cumprindo assim os objetivos do Polis da Ria de Aveiro, assumidos na parceria entre o Governo, a Comunidade Intermunicipal e os Municípios da Região de Aveiro", justifica a sociedade Polis.

O Polis da Ria de Aveiro, além de todo o investimento feito em estudos, projetos e meios de gestão, já executou e tem em execução obras adjudicadas por cerca de 13,8 milhões de euros, excluído o valor do IVA.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.