PS disponível para receber hoje delegação do Bloco às 19:00

PS disponível para receber hoje delegação do Bloco às 19:00
| Política
Porto Canal

O PS manifestou disponibilidade para recebe hojer ao final da tarde uma delegação do Bloco de Esquerda (BE) na sede do partido, em Lisboa, anunciaram os socialistas, em comunicado.

O encontro, de acordo com a nota de imprensa, acontecerá às 19:00, já tendo o BE confirmado à Lusa a sua disponibilidade.

"A reunião entre representantes das direções dos dois partidos ocorre num momento de emergência nacional, onde os diálogos interpartidários são essenciais para encontrarmos soluções para os graves problemas que o país atravessa", observa o PS em comunicado.

A delegação do BE será composta pelos dirigentes Fernando Rosas, Mariana Mortágua e José Gusmão, indicou fonte do partido à agência Lusa.

Hoje, a Comissão Política do BE propôs hoje "rondas de negociação" ao PS e ao PCP com vista à construção de um programa de governo de esquerda, "sem qualquer condição prévia e no mais curto espaço de tempo".

"O BE propõe tanto ao PS como ao PCP a abertura de um processo de discussão e aprovação das bases programáticas de um governo de esquerda. Propomos que estas conversações se façam sem qualquer condição prévia e no mais curto espaço de tempo", afirmou o coordenador bloquista João Semedo, na sede lisboeta do partido.

Os dirigentes do BE registaram "positivamente que, entretanto, a direção do PCP tenha proposto ao BE a realização de uma reunião", referindo-se à iniciativa comunista da véspera na qual foram fomentados encontros com BE, PEV, Intervenção Democrática e outras organizações político-sociais.

+ notícias: Política

Governo diz que há “muito que corrigir na política de migrações"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse este sábado que Portugal tem “muito que corrigir na política de migrações” e que o Governo quer desenvolver um sistema de acolhimento e de integração “que seja humano e que funcione”.

Secretário-geral do PS manifesta "muita preocupação" com posição de Aguiar-Branco

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, manifestou este sábado “muita preocupação” com a posição assumida pelo presidente da Assembleia da República (AR), José Aguiar-Branco (PSD), quanto ao que considera ser “um discurso xenófobo” do líder do Chega.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.