Reduzida caução do Bom Sucesso e alargada concessão do Ferreira Borges no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 16 jul (Lusa) - A Assembleia Municipal do Porto aprovou a redução da caução prestada pela empresa que explora o Mercado do Bom Sucesso e a extensão por mais três anos da concessão do Mercado Ferreira Borges à sociedade Hard Club.

A sociedade que remodelou e gere o Bom Sucesso, Mercado Urbano, teve de prestar uma garantia bancária de quase um milhão de euros, correspondendo a dez por cento do montante global do investimento a realizar.

A proposta que os deputados municipais aprovaram, segunda-feira à noite, reduz a caução em 30%.

"A Mercado Urbano requereu a redução da garantia bancária a favor do município antes do prazo contratual, atentos os elevados custos bancários que mesma comporta e porque o objetivo principal que esta visa salvaguardar, o investimento, se encontrar já por si assegurado, visto que as obras já estão concluídas", lê-se na proposta.

O executivo salienta que o investimento realizado no Bom Sucesso ultrapassou o montante previsto, tendo atingido cerca de 12 milhões de euros, o que "valorizou o património municipal".

Estes argumentos, porém, não convenceram o Bloco de Esquerda, que perguntou se é "justo" favorecer assim um investidor privado.

"E os outros promotores privados desta cidade que também tiveram de apresentar cauções?", exemplificou o deputado bloquista José Castro.

A proposta passou com os votos favoráveis da coligação PSD-CDS/PP e a abstenção do PS, tendo a CDU e o BE votado contra.

Igual votação teve a proposta seguinte, pela qual à sociedade Hard Club tem agora mais três anos para explorar o Mercado Ferreira Borges.

A concessão foi assim alargada até 02 de abril de 2029, "em virtude do volume de investimento ter sido substancialmente superior ao inicialmente previsto" e também da "quebra da atividade económica" desenvolvida naquele espaço, onde ocorrem, nomeadamente, eventos musicais.

A Hard Club alega ainda que o negócio ressentiu-se ainda das obras que em curso na vizinha Rua de Mouzinho da Silveira e imediações.

A CDU e o BE também votaram contra esta proposta, que no entanto foi aprovada com os votos do PSD, do CDS e do PS.

"Quanto mais depressa o Mercado Ferreira Borges voltar à Câmara melhor, logo estamos contra a extensão do prazo", disse a deputada da CDU Marta Pereira, resumindo a posição do seu partido, o qual defende que cabe à autarquia gerir os equipamentos municipais, não os entregando portanto a privados.

AYM // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.