Cabeceiras de Basto inicia processo para candidatar Mosteiro de Refojos à UNESCO

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Cabeceiras de Basto deu início à candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património da Humanidade, esperando que o monumento do século VII seja um "motor" de desenvolvimento turístico e económico da região.

Hoje, o executivo, em reunião extraordinária, aprovou por "unanimidade e aclamação" a candidatura daquele monumento à UNESCO, um desejo que, segundo explicou à agência Lusa o presidente da autarquia, China Pereira, "não é desígnio de um partido ou de um executivo, mas dos 19.700 habitantes de Cabeceiras de Basto".

O Mosteiro de S. Miguel de Refojos é um dos 29 mosteiros beneditinos em Portugal com a particularidade de "ser o único" a ter um zimbório, estrutura mais alta da cúpula, em forma de torre, de forma circular ou octogonal, e de ter a "maior" igreja.

"A aprovação formal foi do executivo. Mas este é um desejo, um desígnio de toda a população, dos 19.700 cabeceirenses. Realizámos um inquérito de opinião e 92% da população aprovou este passo. É uma questão concelhia", apontou o autarca.

Segundo China Pereira, esta classificação tem uma importância para Cabeceiras de Basto "muito além" do monumento.

"Será um orgulho ver o nosso mosteiro Património da Humanidade. Mas essa distinção terá também consequências no desenvolvimento do concelho. Queremos que o mosteiro seja um dos motores de desenvolvimento de Cabeceiras de Basto, que a nível económico, quer turístico. Vamos voltar a dar a importância ao mosteiro que ele teve noutros séculos", referiu.

No dossiê hoje aprovado, consta que o Mosteiro de S. Miguel de Refojos foi um "importante" polo de atração "ainda antes da formação do reino de Portugal".

O "apogeu" do mosteiro deu-se no século XVIII com a construção da atual igreja, o que tornou o monumento "no único templo beneditino construído de raiz no período barroco".

Além da inscrição na lista de património da Humanidade, o objetivo é obter também a classificação de monumento nacional.

"Temos ainda um longo caminho pela frente, mas vamos percorre-lo com segurança e certos do valor do nosso mosteiro", referiu o autarca.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.