Igreja e convento de Viana com mais de 400 anos reabilitados em 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 15 jul (Lusa) - A reabilitação da igreja e do convento de São Domingos, em Viana do Castelo, vai avançar em 2014, depois de concluído o levantamento dos trabalhos necessários naquele conjunto do século XVI, a realizar este ano, disse hoje o presidente da Câmara.

Segundo explicou José Maria Costa, face ao "importante acervo patrimonial" ali existente, que "urge manter e conservar", nomeadamente a recuperação e limpeza dos claustros bem como o espólio existente, o levantamento das "necessidades técnicas de reabilitação e conservação" daquele conjunto será assegurado pela Câmara de Viana do Castelo.

A autarquia, acrescentou, ficará também responsável pela realização dos trabalhos de reabilitação, reclamados há vários anos para travar a degradação de um dos conjuntos mais emblemáticos da cidade de Viana do Castelo, cuja igreja, classificada como monumento nacional desde 1910, continua afeta ao culto.

Trata-se de um templo dominicano fundado em 1560 pelo então arcebispo de Braga, Frei Bartolomeu dos Mártires, beato da Igreja católica desde 2001 e cujos restos mortais estão depositados naquele convento, local onde morreu em 1590.

A primeira pedra da igreja, contigua ao convento de São domingos (também conhecido como convento de Santa Cruz), foi lançada em 1566 e apenas dez anos depois é que todo o conjunto foi concluído.

Os trabalhos preparatórios arrancam este ano e, segundo José Maria Costa, têm como objetivo a preparação de um dossiê técnico "de conservação e restauro", que permita "fundamentar" uma candidatura da autarquia a fundos do próximo quadro comunitário de apoio, para a realização da intervenção.

A paróquia de Monserrate - freguesia da cidade de Viana do Castelo - pretende converter parte do antigo convento de São Domingos em museu de arte sacra, utilizando para tal o espólio ali existente, além de disponibilizar a zona dos claustros para iniciativas da sociedade local, nomeadamente exposições e eventos culturais.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.