FuturePlaces quer continuar a trabalhar para pôr os 'media' ao serviço dos cidadãos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 out (Lusa) -- A sétima edição do FuturePlaces vai decorrer no Porto entre os dias 15 e 18 de outubro sob o título de um "'medialab' para a cidadania" com atividades e palestras de acesso gratuito, disse hoje o diretor.

A programação do evento vai incluir palestras e debates com a diretora para a Liberdade de Expressão Internacional da Electronic Frontier Foundation, Jillian York, e a responsável legal da Creative Commons Diane Peters.

"Este ano temos quatro dias de atividades e temos a continuação do nosso trabalho de pôr os 'media' ao serviço dos cidadãos. É o nosso mote de sempre e todos os anos encontramos formas novas de o desenvolver", afirmou à Lusa o diretor do FuturePlaces, Heitor Alvelos, que realçou que a programação completa será divulgada na segunda-feira no sítio http://www.futureplaces.org.

O também professor da Universidade do Porto frisou que há hoje dois obstáculos principais na ligação entre os cidadãos e os meios de comunicação social no campo digital: "Desde logo uma espécie de convicção tácita de que os 'media' digitais são matéria para especialistas", ou seja, que "o primeiro obstáculo são as expectativas das pessoas".

Por outro lado, Heitor Alvelos sublinhou que há também uma "espécie de expectativa de que os 'media' digitais servem para um consumo de produção alheia", sem que deem espaço para a criação própria, sendo exemplo disso as partilhas em redes sociais como o Facebook.

Os vários dias do evento vão contar também com nove 'workshops', concertos, em parceria com a Sonoscopia, para além de cinema, com a exibição do recente documentário "The Internet's Own Boy: The Story of Aaron Swartz", sobre o jovem ativista norte-americano, um dos responsáveis pela criação de tecnologias como o RSS ou a rede social Reddit, e que pôs fim à sua vida em janeiro do ano passado.

"Um aspeto importante da biografia de Aaron Swartz é não só a questão legal que se gerou em torno da sua figura, mas a sua própria postura enquanto cidadão, uma pessoa absolutamente incansável nos ideais de transformação da sociedade", explicou Heitor Alvelos.

As atividades do FuturePlaces decorrem em diversos espaços do Porto, entre a Associação Cultural Sonoscopia e o Passos Manuel, durante a noite, e o Pólo de Indústrias Criativas (PINC) do UPTEC durante o dia.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Jovem atropelada pelo metro em Gaia fica debaixo da carruagem

Uma jovem foi atropelada por uma carruagem de metro junto à estação D. João II, em Vila Nova de Gaia, no início da tarde desta terça-feira, avançou fonte do Metro do Porto ao Porto Canal.