Projecto de requalificação do Monte Xisto exposto em Matosinhos até 21 de Novembro

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 02 out (Lusa) -- A exposição "Primeira Pedra-Monte Xisto" vai ser inaugurada na sexta-feira e manter-se exposta na Câmara Municipal de Matosinhos até 21 de novembro, retratando a proposta de requalificação de uma área "problemática" do concelho, disse hoje o arquiteto responsável.

A iniciativa, parte integrante da participação de Portugal na Bienal de Veneza deste ano, partiu de um convite do curador Pedro Campos Costa ao arquiteto Paulo Moreira, que procurou o local adequado para trabalhar e, com o apoio do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal de Matosinhos, escolheu o Monte Xisto, "uma área urbana de génese ilegal em Guifões", onde existe um "impasse" há anos entre moradores que recusam abandonar o local e a autarquia.

"O que o projeto procura fazer é desbloquear o impasse, criando uma proposta que esteja de acordo com as expectativas dos moradores e com as da Câmara. O meu papel aqui foi de mediação", explicou à Lusa Paulo Moreira, vencedor do prémio Távora em 2012.

A proposta, ainda sem concretização prevista, inclui demolições de cerca de cinco habitações, "porque há ali casas em risco", mas, por outro lado, a construção de três habitações novas e a recuperação de outras tantas.

Paulo Moreira sublinhou não ser um projeto "numa escala megalómana" e que inclui novos acessos, ligações entre a cota alta e a parte baixa da área, para além do estabelecimento de uma horta comunitária, uma cafetaria e um espaço de recreio com campo de basquetebol.

"No meio disto tudo criam-se umas estruturas que vão pontuar este espaço público que são feitas a partir dos escombros das demolições. O que cria uma espécie de um memorial da história daquele sítio", explicou o arquiteto, que disse que a Câmara Municipal de Matosinhos se mostrou "muito recetiva ao projeto e considera procurar financiamento", mas isso ainda vai significar novas negociações com os moradores.

A exposição "Primeira Pedra-Monte Xisto" passa também pela mostra do trabalho no local de três fotógrafos -- Nelson D'Aires, Paulo Pimenta e Valter Vinagre.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.