Plataforma Logística de Valença pronta em 2015 num investimento de mais de 6ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Valença, 30 set (Lusa) - O Centro de Inovação e Logística de Valença (CILV), um investimento superior a seis milhões de euros, o "maior de sempre" realizado no concelho, deverá estar concluída em maio de 2015, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal liderada pelo social-democrata Jorge Mendes acrescentou que a empreitada, que decorre há um ano, "decorre a bom ritmo, já com mais de meio da obra executada", estimando a conclusão dos trabalhos para "maio de 2015".

"Um ano após o lançamento da empreitada, todas as estruturas dos edifícios estão bem definidas e muitas já com as coberturas rematadas".

De acordo com a mesma nota à imprensa a obra "avança agora para a fase das instalações técnicas com o apetrechamento dos edifícios e a sua preparação para acolher as várias valências".

De acordo com a autarquia, o CILV "irá acolher o novo campus académico da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), um centro de divulgação de ciência, um centro de formação, um ninho de empresas, um centro de apoio às atividades empresariais e a zona de lazer".

Para o autarca social-democrata, o CILV "é uma obra estruturante para Valença e a região e será um polo dinamizar da cidade e desta região transfronteiriça".

O financiamento desta empreitada é suportado por fundos comunitários do Programa Operacional Regional do Norte (ON2) em 85 % depois de aprovada na Bolsa de Mérito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho que integra os dez municípios que compõem o distrito de Viana do Castelo.

A primeira fase do CILV envolve uma área industrial com cerca de 70 hectares, seguindo-se mais 50 hectares, ambas para instalação de empresas e unidades indústrias.

A par destas estruturas de ensino e de apoio à ciência e à atividade empresarial, adiantou o município, "a zona de lazer, vai incluir um anfiteatro com capacidade para 500 pessoas sentadas, um espelho de água, uma pista de manutenção, um campo desportivo multiusos e várias praças".

O CILV foi um dos doze projetados em 2008 no âmbito do Plano Portugal Logístico. Previa potenciar a centralidade de Valença na eurorregião norte de Portugal e Galiza, tirar partido da acessibilidade rodoferroviária e da oferta das infraestruturas aéreas e portuárias dos dois lados da fronteira.

Anteriormente, Jorge Mendes, que assumiu a autarquia local pela primeira vez em 2009, assegurou à Lusa que continua a existir "interesse" de várias multinacionais, nomeadamente espanholas, para instalação na futura plataforma logística, tirando partido da posição transfronteiriça.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.