Crescimento da produção industrial abranda em Agosto
Porto Canal / Agências
Lisboa, 30 set (Lusa) - A produção industrial cresceu 3,5% em agosto em relação ao mês homólogo de 2013, o que corresponde a um abrandamento face ao mês de julho, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O índice de produção industrial fixou-se em agosto em 97,1, o que corresponde a uma variação de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, um crescimento inferior em 1,2 pontos percentuais ao registado em julho (4,7%), revela o gabinete de estatísticas.
Segundo o índice mensal do INE, os agrupamentos de bens intermédios e de energia foram os que mais contribuíram para este abrandamento do índice agregado em agosto.
Ainda assim, refere, "todas as secções apresentaram piores desempenhos em agosto do que no mês precedente, exceto a secção das indústrias transformadoras, que registou uma variação homóloga de 5,3%, que compara com 4,8%, em julho.
Já em relação ao mês de julho, o índice de produção industrial registou em agosto uma variação mensal de 1%. "Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram contributos positivos para a variação do índice agregado, exceto o de bens de investimento".
JNM // ATR
Lusa/Fim