Comboio histórico regressa hoje ao Douro com locomotiva a diesel

Comboio histórico regressa hoje ao Douro com locomotiva a diesel
| Norte
Porto Canal

As viagens no comboio histórico na linha do Douro Vinhateiro recomeçam hoje, por um preço de 35 euros, sendo a locomotiva a vapor substituída por uma máquina a diesel.

Ao longo de 13 sábados, entre hoje e 05 de outubro, o comboio histórico vai percorrer os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua da Estação do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), com paragem na vila do Pinhão, numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro e as vinhas que são Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O conselho de administração da CP - Comboios de Portugal explicou, numa nota, que a utilização da composição a diesel permitirá obter "custos inferiores aos da tração a vapor", possibilitando a redução do preço dos bilhetes de 45 para 35 euros.

Este ano, a CP disponibiliza "bilhetes especiais" que combinam o passeio turístico no comboio e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe) ou InterRegional e Regional.

Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais animará os passageiros, que podem provar bolas de carne típicas da região e vinho do Douro.

Para a viagem inaugural, a CP convidou 100 utentes de lares para reviver as viagens de comboio de antigamente.

Em 2008, viajaram no comboio histórico do Douro 2.441 passageiros, número que subiu para os 3.222 em 2009 e foi decrescendo progressivamente até 2012, ano que em subiram a bordo apenas 1.968 passageiros.

+ notícias: Norte

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Jovem em estado grave após despiste junto à Praia da Barra, em Ílhavo

Um jovem ficou em estado grave depois do despiste de um automóvel em Ílhavo, no nó de saída da A25, junto à praia da Barra.