Braga acolhe marcha pelos direitos de gays e lésbicas

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 12 jul (Lusa) - A cidade de Braga recebe no sábado, pela primeira vez, uma marcha pelos direitos da comunidade LGBT - Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros, cujo objetivo é "dar visibilidade e voz a estas minorias", foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização refere que aquelas minorias "ainda vivem sob o risco permanente da discriminação, do insulto, da agressão e do ostracismo, quer a nível social e profissional, como também a nível jurídico e religioso".

"Queremos mudar mentalidades e viver numa região capaz de respeitar e celebrar a sua diversidade", acrescenta.

Com ponto de encontro marcado para o Arco da Porta Nova, no centro de Braga, a marcha passará pela Sé de Braga e pela Câmara Municipal, terminando o seu percurso na Avenida Central, onde será lido o manifesto.

O documento contém um conjunto de reivindicações, nomeadamente o aperfeiçoamento da legislação portuguesa no que concerne às questões LGBT, a erradicação da violência física, psicológica e sexual contra estes grupos por motivos da sua orientação sexual e/ou identidade de género, o combate ao bullying infanto-juvenil, a concessão do direito à adoção de crianças, a participação equitativa no mercado de trabalho e a inclusão efetiva da educação sexual nos programas escolares.

"Este evento será um bom indicador do crescimento interno e coletivo, não só da região minhota, como também do país como um todo interativo. Enquanto defendermos o direito a uma cidadania plena, direta ou indiretamente, esta é uma luta que diz respeito a todos, independentemente da sua orientação sexual, identidade de género, afiliação religiosa, partidária ou associativa", refere ainda o comunicado.

A Comissão Organizadora inclui entidades particulares e coletivas de todo o país, como o Núcleo de Teatro do Oprimido, a Portugalgay, a Opus Gay, o Caleidoscópio LGBT, a Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual, a rede ex-aequo, a Abraço, a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Bloco de Esquerda e o Movimento Alternativo Socialista.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.