Cinco dos detidos por suspeita de tráfico de explosivos no Norte em prisão preventiva

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 jul (Lusa) -- Cinco dos 13 detidos hoje por suspeita de tráfico de explosivos e posse ilegal de armas e munições durante uma operação nos distritos do Porto e Vila Real vão aguardar julgamento em prisão preventiva, disse à Lusa policial.

A fonte junto do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto adiantou que os cinco arguidos ficarão em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Custóias, Matosinhos.

Os restantes arguidos terão de se apresentar bissemanalmente junto das autoridades policiais até ao julgamento.

Em comunicado a PSP informou hoje que a operação "Desmontes" foi efetuada pelo Departamento de Armas e Explosivos da Direção Nacional, com o apoio da Divisão de Investigação Criminal do Comando Metropolitano do Porto e da Unidade Especial de Polícia de Lisboa e da sua força destacada no Porto, entre as 15:00 de quarta-feira e as 10:00 de quinta-feira.

Durante a operação policial foram executados, em especial na área dos distritos do Porto e de Vila Real, 34 mandados de busca domiciliária e não domiciliária e seis mandados de detenção.

A PSP deteve 13 cidadãos de nacionalidade portuguesa, todos do sexo masculino, e apreendeu 15 automóveis, 225 quilos de produtos explosivos, 1.437 detonadores, 160 quilos de pólvora, 741 metros de cordão detonante, 1.505 metros de rastilho e quatro quilos de nitrato de amónio.

As autoridades apreenderam também 16 armas, entre as quais três armas brancas, 12 armas de fogo (espingardas, pistolas, revolveres e uma pistola de alarme), 475 munições de diversos calibres, telemóveis, pequena quantidade de produto estupefaciente, dinheiro (notas e moedas) e "documentação associada ao crime em investigação".

No âmbito das diligências efetuadas, foram identificados e constituídos arguidos ainda cerca de 30 cidadãos por suspeita da prática dos mesmos crimes.

A PSP adianta ainda que durante a execução dos mandados judiciais e as diligências desenvolvidas não se verificaram quaisquer incidentes.

Os detidos vão ser presentes hoje de manhã no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

JYA (DD) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.