Milhares de cascas de caracóis iluminam procissões no Reguengo do Fetal, Batalha

| País
Porto Canal / Agências

Batalha, 24 set (Lusa) -- Milhares de cascas de caracóis vão iluminar no sábado a primeira de duas procissões em honra de Nossa Senhora do Fetal, em Reguengo do Fetal, Batalha, cumprindo-se uma tradição em que à devoção se junta a atração turística.

"Fomos buscar cerca de 30 mil cascas de caracóis para as duas procissões. Cada uma das procissões será iluminada por dez mil a doze mil cascas", disse à agência Lusa António Luís Rosa, da comissão organizadora.

No sábado, depois da missa, com início às 21:00, e após o "apagão" da iluminação pública, são as cascas de caracóis, enchidas, previamente, de azeite e com pavio, que grupos da comunidade se encarregarão de acender antes da passagem da procissão da imagem de Nossa Senhora do Fetal do santuário para a Igreja Matriz, que vão dar luz à sede de freguesia.

No dia 04 de outubro, a procissão repete-se, desta vez em sentido inverso, no penúltimo dia de festejos.

Terrenos, muros ou paredes são "ocupados" com cascas de caracóis que formam motivos ou palavras ligados à vida da freguesia ou à Igreja.

No percurso, de 800 metros, são esperados milhares de pessoas para um "espetáculo" que António Luís Rosa afirmou ser "único", esperançado que "a chuva e o vento" dele não façam parte, caso contrário "as iluminações não funcionam".

"É um espetáculo como não há outro igual em Portugal", afiançou.

O responsável destacou o empenho da população, crianças, jovens e idosos, referindo que há emigrantes da freguesia que regressam propositadamente para esta ocasião.

"Toda a população do Reguengo participa, desde o apoio do lar à juventude que, no terreno, executa os desenhos, ou as crianças das escolas primárias e a Casa do Povo", declarou.

Ao Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do Fetal chegaram as 30 mil cascas que, depois de lavadas e escolhidas, foram encaixotadas por tamanhos e distribuídas pelos vários grupos da comunidade, adiantou a diretora técnica da instituição.

Segundo Carla Henriques, cabe também aos utentes da instituição cortar a torcida e colocar nela um nó e, depois de ensacadas, em 200 unidades por saco, "também são distribuídas à comunidade".

"É o pavio que é depois colocado dentro da casca de caracol embebido em azeite", continuou a responsável, adiantando que os idosos vão ter também um espaço -- o parque infantil - para fazer a sua iluminação com cascas de caracóis, este ano sobre a família, o tema do ano pastoral.

O presidente da Junta de Reguengo do Fetal, Horácio Sousa, reconheceu que este é o evento que mais projeta a freguesia, com 2.500 habitantes e que espera oito mil visitantes em cada uma das procissões noturnas.

"A beleza disto são os efeitos que são criados, não é só o percurso, mas as zonas envolventes da sede da freguesia, onde se podem ver desenhos e palavras iluminados por cascas de caracol", referiu Horácio Sousa.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.