Noite Europeia dos Investigadores reúne mais de 100 cientistas em Coimbra

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 23 set (Lusa) -- Mais de 100 cientistas de diferentes centros de investigação da Universidade de Coimbra (UC) vão participar, na sexta-feira, nas iniciativas locais da Noite Europeia dos Investigadores.

"Pretende-se que a noite tenha uma atmosfera lúdica e uma grande atualidade", disse o diretor do Museu da Ciência da UC, Paulo Gama Mota, num encontro com os jornalistas para apresentar o programa da Noite Europeia em Coimbra.

Organizado pelo Museu, com a colaboração de uma dezena de centros de investigação da UC, e pelos dois centros Ciência Viva da cidade -- Exploratório e Rómulo de Carvalho --, o programa inclui demonstrações ao vivo de experiências científicas, experiências interativas com cientistas, exposições, apresentação de livros, teatro e observações astronómicas, entre outras atividades.

Ao longo da noite, a partir das 18:00, o público, segundo a organização, "terá ainda a oportunidade de ver as suas questões esclarecidas em encontros de cinco minutos com investigadores da UC, num ambiente informal e descontraído", podendo também participar em atividades e demonstrações de projetos nacionais e internacionais de ciência cidadã.

A iniciativa permitirá "aproximar os cientistas e os cidadãos", promovendo "um esforço de contacto e de comunicação" com o público em geral, disse Paulo Gama Mota.

Seguindo a proposta deste ano da Noite Europeia, os organizadores do programa em Coimbra procurarão "estabelecer relações entre a investigação e a sociedade através da ciência cidadã".

Intervieram ainda na apresentação, no Museu da Ciência, o diretor do Centro Ciência Viva da UC Rómulo de Carvalho, Carlos Fiolhais, o presidente da direção do Exploratório -- Centro de Ciência Viva, João Pires, e uma representante do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Sara Amaral.

"A cidadania dos cientistas está muito melhor" do que no passado, com os investigadores "a saírem mais dos seus espaços", para participarem "em conversas informais" sobre ciência, e usando "uma linguagem diferente" na comunicação com o público, afirmou Paulo Gama Mota.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa da Comissão Europeia assinalada, em simultâneo, em várias cidades dos 28 estados membros da União Europeia.

A iniciativa "tem contribuído para desmistificar a imagem da ciência e dos cientistas", referem os organizadores de Coimbra.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.