Polícia venezuelana prendeu líder de grupo que assassinou comerciante madeirense

| País
Porto Canal / Agências

Caracas, 23 set (Lusa) - As autoridades venezuelanas confirmaram hoje terem "capturado" quatro indivíduos, entre eles o líder, de um grupo criminoso que em julho último terá sequestrado e assassinado um comerciante madeirense em Caracas.

"Agarrámos o líder do grupo", disse, aos jornalistas, o comissário Douglas Rico, subdiretor do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc, antiga Polícia Técnica Judiciária).

Segundo fontes policiais, as detenções tiveram lugar durante uma 'rusga surpresa' no bairro Gramoven de Cátia, oeste de Caracas, durante a qual outros três criminosos morreram nos confrontos com a polícia.

Durante a operação, a polícia encontrou uma ossada humana e um cadáver em estado avançado de descomposição, que vão ser submetidos a provas forenses para identificar a identidade das vítimas.

A 08 de julho o comerciante português José Enrique Maia Sardinha, de 40 anos, foi sequestrado por vários homens armados depois de chegar à padaria "El Arabito", da qual era proprietário, em Cátia.

Quatro dias depois as autoridades encontraram uma cabeça e as mãos de um homem, nas proximidades do Mercado de San Martín, confirmando mais tarde tratarem-se de partes do corpo do comerciante português, que era filho de emigrantes naturais do Porto Moniz, Madeira.

A 21 julho último as autoridades venezuelanas anunciaram que tinham detido duas mulheres e que procuravam quatro homens suspeitos de envolvimento no sequestro do comerciante português.

Fontes policiais dão conta que o "cruzamento" de telefonemas permitiu estabelecer a alegada participação no sequestro de dois motoristas, empregados que distribuíam o pão da padaria da vítima a supermercados caraquenhos.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.