Frente de fogo em Torre de Moncorvo combatida à noite dada como extinta às 09:00

| Norte
Porto Canal / Agências

Torre de Moncorvo, 12 jul (Lusa) - Os bombeiros combateram durante toda a noite e madrugada um reacendimento do incêndio do distrito de Bragança junto a Mós, no concelho de Torre de Moncorvo, tendo a frente de fogo sido "dada como extinta" às 09:00.

A informação foi referida à Lusa por fonte dos bombeiros que esteve envolvida no combate às chamas.

O fogo florestal deflagrou na terça-feira em Alfândega da Fé, mas estendeu-se aos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta. Nestes dois últimos municípios ardeu uma área considerável, ainda não contabilizada, do Parque Natural do Douro Internacional.

No que respeita a condições climatéricas, o vento é esta manhã o fator dominante que mais prejudica a ação dos operacionais no terreno, já que "propicia a reativação de focos de incêndio".

A mesma fonte acrescentou, perto da hora em que a frente de fogo foi dada como extinta, que "já não se vê qualquer coluna de fumo". No entanto, referiu, "o dispositivo vai manter-se em alerta".

Apesar de o incêndio ter sido dado como dominado em todo o perímetro há cerca de 24 horas -- pelas 10:00 de quinta-feira -, os reacendimentos "são uma realidade e os trabalhos de consolidação e rescaldo estão bastante demorados", refere o sítio da Autoridade da Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Segundo a ANPC, a fase de consolidação e rescaldo do incêndio vai prolongar-se pelo menos durante o dia de hoje, caso as condições não se alterem.

No entanto, ficará no terreno durante vários dias um dispositivo de vigilância para acautelar os reacendimentos, "mesmo na fase pós-rescaldo", disse à Lusa o adjunto de operações da ANPC Marco Martins.

O dispositivo de combate ao incêndio é composto por 833 bombeiros que estão a "consolidar" o combate ao incêndio no distrito de Bragança, apoiados por 187 veículos operacionais e três meios aéreos.

FYP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.