Pena suspensa para homem que alvejou outro em café de Braga

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 11 jul (Lusa) - O Tribunal de Braga condenou hoje a três anos de prisão, com pena suspensa, um homem, de 69 anos, que em maio de 2011 alvejou outro, de 37, após uma discussão na esplanada de um café em Nogueiró, naquele concelho.

O arguido era acusado pelo Ministério Público de homicídio, na forma tentada, mas o tribunal considerou que ele apenas cometeu um crime de ofensa à integridade física qualificada, por não se ter feito prova de que tenha disparado com intenção de matar.

"Não vivemos no Far West, vivemos num país onde existem leis, onde as coisas não se resolvem de forma acintosa, que poderiam pôr em risco a vida de Paulo Jorge [vítima] e de outras pessoas que poderiam ser atingidas por uma bala perdida", advertiu o juiz.

Para a suspensão da pena, o tribunal teve em consideração a idade do arguido, a ausência de antecedentes criminais e a sua integração social e familiar.

O ofendido é irmão do presidente da SAD do Sporting de Braga, António Salvador.

Os factos remontam à noite de 19 de maio de 2011, quando arguido e vítima se desentenderam num café e começaram a discutir.

A vítima arremessou uma garrafa partida na direção do arguido, que respondeu com um tiro para o chão.

As coisas não ficaram por aí, tendo a vítima pegado num objeto contundente para agredir o arguido, que efetuou mais dois disparos, atingindo o membro superior direito do ofendido.

A pistola utilizada não estava registada, pelo que o arguido foi ainda condenado por detenção de arma proibida.

O arguido foi ainda condenado a indemnizar a vítima em 10 mil euros, por danos morais, e vai igualmente ter de pagar os prejuízos patrimoniais que o ofendido sofreu com a agressão.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Nove pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.