Sindicato dos Médicos do Norte denuncia pressões e abusos sobre os internos na ULS de Matosinhos

| Norte
Francisca Cruz

O Sindicato dos Médicos do Norte denuncia pressões e abusos sobre os internos do serviço de pediatria da Unidade Local de Saúde de Matosinhos e acusa o hospital de utilizar médicos em formação de forma abusiva para suprir carências estruturais nas escalas da urgência. Já a administração do hospital, nega existirem quaisquer pressões.

Em causa estão pressões e abusos sobre os médicos internos do serviço de pediatria da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

O Sindicato dos Médicos do Norte denunciou situações onde médicos em formação estão a ser utilizados de forma abusiva para suprir carências estruturais nas escalas da urgência, um serviço deveria ser assegurado por médicos especialistas. O Sindicato defende que esta prática põe em causa a segurança assistencial das crianças e a formação dos médicos.

Já a Unidade Hospitalar, em declarações à agência LUSA diz que "as horas suplementares realizadas na escala de urgência" da urgência Pediátrica Integrada do Porto e na do atendimento pediátrico referenciado "são praticamente residuais ou inexistentes", e que estas horas suplementares "quando existem são supridas por médicos especialistas e não por médicos internos". E afirma desconhecer, neste momento, quaisquer pressões assistenciais sobre os médicos internos de Pediatria.

Ainda assim, o Sindicato dos Médicos do Norte exigiu uma reunião urgente com a Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

+ notícias: Norte

Escolas em Creixomil e Urgezes em Guimarães elegíveis para obras urgentes

As escolas básicas 2,3 D. Afonso Henriques, em Creixomil, e Gil Vicente, em Urgezes, concelho de Guimarães, vão integrar a lista nacional de estabelecimentos de ensino que necessitam de intervenção urgente ou muito urgente, indicou o município.

Metro do Porto vai realojar moradores do bairro de Massarelos a partir do dia 25

Os 13 agregados familiares que terão de sair por quatro meses do bairro de Massarelos, no Porto, devido à construção da ponte da Ferreirinha, serão realojados a partir do dia 25, disse hoje fonte da Metro do Porto.

Cerca de 50ME de prejuízos reportados por 2.661 agricultores no Norte

O mau tempo afetou 2.661 agricultores, no Norte, que reportaram prejuízos na ordem dos 50,3 milhões de euros, dos quais 62% estão relacionados com a queda de muros, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.