Associação Aldeias de Mondim reforça apoio a idosos com obras de 2ME

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 16 set (Lusa) -- A Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim de Basto apresenta no domingo um projeto de dois milhões de euros, para ampliação de instalações e construção de lar, com vista ao reforço do apoio aos idosos.

A associação celebra no domingo o 5.º aniversário, em Vilarinho, concelho de Mondim de Basto, com um dia de festa dedicado à comunidade, que será aproveitado para apresentar a obra feita e os novos projetos.

José Lopes, da direção da instituição, disse hoje à agência Lusa que a associação, que nasceu com o apoio do Conselho Diretivo de Vilarinho, possui um centro de convívio com 25 utentes e presta ainda apoio domiciliário a 40 pessoas, com serviço de refeições, lavandaria e limpeza da habitação.

Porque serve uma população muito idosa e carenciada, a instituição presta fornece ainda serviço de enfermagem, que faz rastreios e ajuda nos tratamentos.

O objetivo, segundo o responsável, é crescer e reforçar o apoio a esta comunidade envelhecida, pelo que se está a preparar um projeto que representa um investimento "de cerca de dois milhões de euros" e será repartido em duas fases.

José Lopes explicou que, numa primeira fase, se pretende ampliar as instalações a nível do refeitório, cozinha, lavandaria e armazém, criando ainda um espaço para um gabinete médico e acolhimento temporário de utentes que precisem de acompanhamento.

Numa segunda fase será construído um lar com capacidade para 40 utentes.

O responsável referiu que o projeto será alvo de uma candidatura a fundos comunitários e será também feito com recurso a fundos próprios.

A instituição possui acordos com a Segurança Social e os utentes pagam, dependendo da sua capacidade financeira, uma mensalidade que vai dos 15 aos 90 euros.

A construção do atual centro e a constituição da Associação de Solidariedade Social das Aldeias de Mondim de Basto teve um forte apoio do Conselho Diretivo de Vilarinho, que canalizou para este projeto parte das receitas provenientes dos baldios.

Este baldio possui à volta de 700 hectares e as receitas provêm das rendas de três pedreiras e venda de material lenhoso.

José Lopes referiu que o conselho diretivo deu o terreno e ainda 230 mil euros para a ajuda da construção do centro.

Os projetos futuros serão construídos também em terrenos doados pela comunidade baldia, nos quais será ainda implementado um projeto paisagístico.

O responsável salientou que "toda esta obra" só é possível por causa de uma "gestão rigorosa" dos "fracos recursos".

No domingo, haverá um almoço para toda a comunidade e ao longo do dia decorrerão diversas atividades como provas de atletismo e jogos tradicionais.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Quatro detidos por tráfico de droga em três concelhos do distrito de Braga

Quatro pessoas foram detidas na terça-feira por tráfico de droga nos concelhos de Vizela, Guimarães e Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).