Baleia com cerca de 20 metros dá à costa em praia de Ovar. O que fazer nestes casos?

Baleia com cerca de 20 metros dá à costa em praia de Ovar. O que fazer nestes casos?
Foto: Naldo Matos | Facebook
| Norte
Pedro Benjamim

Uma baleia com 19,70 metros arrojou entre a praia da Maceda e de Cortegaça, ao final da tarde de terça-feira. De acordo com Andreia Pereira, técnica do CRAM – Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, o animal estava doente e acabou por morrer no areal.

Na necropsia, realizada pelos técnicos do centro, foi determinando que o animal estaria doente o que terá levado a que tenha dado à costa na zona de Ovar, já que a costa portuguesa é rota de migração para estes mamíferos.

Não foi possível determinar o peso do animal que se apresentava muito magro, mas Andreia Pereira refere que as estimativas, tendo em conta apenas o tamanho, apontam para perto das 20 toneladas.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

O que fazer num avistamento?

O primeiro contacto deve ser feito para as autoridades competentes. Neste caso trata-se da Polícia Marítima, mas pode também contactar os serviços de Proteção Civil da região.

Andreia Pereira, do CRAM, que é a entidade competente nestes casos, informou ainda que em caso de avistamento de um animal deve manter a distância. Evitar aproximar-se do animal devido aos riscos associados a movimentos do próprio ou causados pela ondulação.

+ notícias: Norte

Falta de passagens sob a Linha do Norte é "intolerável" e Gaia exige correção à IP

O vice-presidente da Câmara de Gaia considerou "intolerável" a falta de um projeto para passagens sob a Linha do Norte na Aguda e Granja, pretendendo corrigir junto da Infraestruturas de Portugal (IP) a "mancha urbanística" naquelas zonas.

Dois bombeiros de Mirandela agredidos enquanto prestavam socorro

Dois bombeiros de Mirandela foram agredidos, na madrugada desta quinta-feira, por um grupo de pessoas, depois de terem chegado ao local para onde foram acionados para socorrer um doente oncológico, adiantou à Lusa o seu comandante.

Ex-presidente da Câmara de Gaia julgado por assistir a jogos com dinheiro da autarquia

O ex-presidente da Câmara de Gaia Eduardo Vítor Rodrigues começa a ser julgado a 23 de março por, alegadamente, ter comprado bilhetes para assistir a jogos da Liga dos Campeões com dinheiro da autarquia, adiantou esta quinta-feira à Lusa fonte judicial.