Aldeia de Sortelha recebe evento que recria época medieval e destaca a mulher

| País
Porto Canal / Agências

Sabugal, 16 set (Lusa) - A aldeia histórica de Sortelha, no concelho do Sabugal, acolhe entre sexta-feira e domingo a quarta edição do evento "Muralhas com História", que recria a época medieval e dá destaque ao universo feminino.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal do Sabugal, é realizada sob a temática "Sortelhégios: secretismo e magia do sagrado feminino" e tem como objetivo atrair visitantes e dinamizar a economia local.

"É por essa via, promovendo e divulgando o património e os recursos dos territórios, que nos queremos diferenciar", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo.

A atividade cultural insere-se na estratégia de promoção da aldeia histórica de Sortelha e do seu património e pretende ser "representativo das dinâmicas culturais do Sabugal", acrescentou.

O autarca prevê que o evento de animação cultural possa captar, tal como em anos anteriores, visitantes nacionais e estrangeiros, sobretudo espanhóis, esperando contabilizar nos três dias "entre 5.000 a 7.500 pessoas".

Segundo a autarquia do Sabugal, durante o fim de semana o visitante encontrará na aldeia histórica de Sortelha "um ambiente mágico onde o imaginário popular da época irá opor duas figuras diametralmente opostas: a bruxa e a santa".

O evento, que inclui evocações e recriações históricas, uma feira, animação, oficinas de labores, artes performativas, rituais de castigo e de absolvição, entre outras iniciativas, gira em redor da "mulher mágica" que vive "na ténue fronteira entre o real e o imaginário e que aparecerá ao visitante nas mais variadas formas".

"Esta recriação histórica é um projeto cuja oferta cultural é uma estratégia de valorização, revitalização e promoção do património e do próprio território, com a intenção de possibilitar a todos o acesso a eventos deste tipo de expressão", assinala ainda a autarquia.

O autarca do Sabugal adiantou à Lusa que a iniciativa conta com a participação de cerca de 60 expositores da região e de outros pontos do país e também envolve pessoas e coletividades locais.

"Para não saturar Sortelha com automóveis e para manter condições de mobilidade", este ano, a organização decidiu disponibilizar transporte em autocarro a partir da cidade do Sabugal, disse António Robalo.

O evento "Muralhas com História" vai decorrer na sexta-feira das 18:00 às 00:00, no sábado das 12:00 às 00:00 e no domingo das 12:00 às 22:30.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.