FC Porto (Hóquei em Patins): Xavi Malián renova contrato
Porto Canal
Ser premiado com um Dragão de Ouro não é para qualquer um. Receber dois é só para quem se transcende ao serviço do FC Porto e, com isso, contribui para o sucesso desportivo da instituição. Xavi Malián é um desses casos, uma muralha a defender as redes da equipa de hóquei em patins nas últimas sete temporadas. Por isso mesmo, Clube e guardião renovam contrato.
Natural de Barcelona, o catalão de 36 anos começou a jogar no Voltregà e ainda passou pelo Cerceda antes de brilhar entre os postes do Liceo da Corunha durante praticamente uma década. Sagrou-se Campeão Europeu e Mundial pela seleção espanhola, além de vencer um título nacional, duas Supertaças, uma Taça Continental, duas Ligas dos Campeões e uma Taça Intercontinental ao serviço dos clubes que representou.
Desde que chegou à Invicta, em 2019/20, conquistou mais uma Taça Intercontinental, uma Taça Continental e outra Liga dos Campeões, troféus internacionais a que se juntam três Campeonatos Nacionais - dois deles consecutivos, nas últimas duas temporadas -, duas Taças de Portugal, uma Supertaça António Livramento e uma Elite Cup.
O próximo capítulo começa agora. ✍️
— FC Porto (@FCPorto) February 10, 2026
Xavi Malián renova com o FC Porto 💙#FCPortoHoquei pic.twitter.com/yKmblDiBWI
Xavi Malián ganhou tudo o que há para ganhar na modalidade, mas não ficou por aí. Em 2023, teve a “honra muito especial” de subir ao palco do Coliseu no dia do 130.º aniversário do Clube para receber o galardão de Atleta de Alta Competição do Ano. Em dezembro passado, no Dragão Arena - a segunda casa onde passa “tantas horas” e é “tão feliz” - foi-lhe entregue mais um Dragão de Ouro.
“Eu e a minha família não chegámos aqui portistas, mas vamos sair com o coração azul e branco”, assegurou o Atleta do Ano, que vai continuar a defender as redes da equipa Bicampeã Nacional de hóquei em patins.
