Circulação ferroviária suspensa em troços das linhas do Norte, Sintra, Douro, Oeste, Cascais e Sul

Circulação ferroviária suspensa em troços das linhas do Norte, Sintra, Douro, Oeste, Cascais e Sul
| Norte
Porto Canal/Agências

A circulação ferroviária regista, esta terça--feira, “alguns condicionamentos” nas linhas do Norte, de Sintra, do Douro, do Oeste, de Cascais e do Sul, na sequência do mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), num ponto de situação às 13h00.

De acordo com a IP, como novos condicionamentos na circulação ferroviária regista-se a suspensão do troço entre Cacia e Estarreja (ambas as estações no distrito de Aveiro), na Linha do Norte, que assegura a ligação entre Lisboa e Porto.

Pelas 13h00 desta terça-feira, mantém-se suspensa a circulação na Linha do Norte entre Alfarelos e Formoselha; na Linha de Sintra na via descendente externa entre Cacém e Monte Abraão; na Linha do Douro entre a Régua e o Pocinho; na Linha do Oeste entre Mafra e Amieira; na Linha de Cascais na via ascendente entre Algés e Caxias; na Linha do Sul entre Monte Novo e Alcácer do Sal; e na Concordância de Xabregas entre Lisboa Santa Apolónia e a Bifurcação Chelas.

Estes condicionamentos na circulação ferroviária resultam das condições meteorológicas adversas das últimas semanas, em particular desde 28 de janeiro com a depressão Kristin, “com impacto na infraestrutura devido a inundações, à queda de árvores e detritos”, realçou a IP.

Estas ocorrências afetam a normal exploração ferroviária “em vários troços”, exigindo intervenções técnicas das equipas no terreno para a reposição das condições de segurança e da regularidade do serviço.

“As equipas da IP encontram-se no terreno a desenvolver todos os esforços para resolver a situação e repor, com a maior brevidade possível, as condições de circulação e de segurança”, reforçou a empresa pública que gere as infraestruturas rodoviárias e ferroviárias, agradecendo a compreensão pelos incómodos causados.

Num ponto de situação pelas 06h00 desta terça-feira, a CP – Comboios de Portugal informou que a circulação ferroviária continua com constrangimentos em alguns serviços/linhas, devido ao mau tempo.

“Na Linha do Norte, estão a ser realizados os serviços Intercidades de forma parcial - comboios 521, 721, 731, 723, 520, 720, 620 e 528 - com recurso a material circulante diferente do habitual e com transbordo rodoviário entre as estações de Pombal e Coimbra B”, indicou a CP.

Também na Linha do Norte estão a ser realizados os serviços Regionais entre Entroncamento e Soure e entre Tomar e Lisboa, adiantou a empresa.

A CP assinalou também perturbações na Linha de Cascais, em que os comboios circulam com alterações nos horários, pelo que se recomenda a consulta de informação no ‘site’ www.cp.pt; na Linha da Beira Alta, em que o serviço Intercidades entre Coimbra e Guarda se realiza com recurso a material circulante diferente do habitual; na Linha do Douro entre Régua e Pocinho; na Linha do Oeste; e nos Urbanos de Coimbra.

Quanto ao Comboio Internacional Celta, “não se prevê a realização dos comboios da parte da manhã”, informou a CP.

Quinze pessoas morreram em Portugal desde 28 de janeiro na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo prolongou a situação de calamidade até dia 15 para 68 concelhos e anunciou medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia inicia obra de reparação "urgente" na Praia das Pedras Amarelas

A Câmara de Vila Nova de Gaia iniciou esta terça-feira obras de reparação "urgentes" no passeio marítimo na Praia das Pedras Amarelas, orçada em 75 mil euros e três semanas de prazo, para ficar pronto a tempo da época balnear.

Vice-presidente de Gaia garante "atitude cooperante" relativamente à linha de TGV

O vice-presidente da Câmara de Gaia garantiu que o município terá uma "atitude cooperante" relativamente ao projeto da linha de alta velocidade no concelho, adiantando que o consórcio construtor quer apresentar projeto até 15 de abril.

Câmara de Gondomar contabiliza mais de 6 milhões de euros de prejuízos devido ao mau tempo

A Câmara de Gondomar contabilizou mais de seis milhões de euros de prejuízos decorrentes das intempéries registadas em fevereiro, devido a danos na rede viária e em coberturas nas habitações municipais, revelou hoj à Lusa o município.