FC Porto: Terem Moffi é Dragão
Porto Canal
Terem Moffi, avançado internacional nigeriano que Francesco Farioli havia orientado no OGC Nice, chega ao FC Porto cedido pelo emblema francês num acordo com opção de compra válido até ao final da temporada e vai vestir a camisola azul e branca com o número 29.
Nascido em Calabar, a menos de 40 quilómetros da fronteira com os Camarões, Terem Igobor Moffi deixou a Nigéria com apenas 17 anos para ingressar na Buckswood Football Academy, em Inglaterra. À experiência no futebol britânico seguiu-se a estreia como profissional na Lituânia, primeiro ao serviço do Zalgiris Kaunas e depois do FK Riteriai.
Após marcar 20 golos em 21 jornadas na Liga Lituana, o esquerdino chamou a atenção do Kortrijk e mudou-se para a Bélgica. A aventura em solo belga foi mais curta do que o esperado, por força da pandemia, mas viria a revelar-se igualmente proveitosa: nos 11 jogos disputados em janeiro, fevereiro e agosto de 2020, o ponta de lança de 1,88 metros festejou seis vezes e transferiu-se para os franceses do Lorient, clube no qual teve impacto imediato.
Ao golo na estreia seguiu-se uma sequência de cinco jogos consecutivos a faturar e outra de seis remates certeiros em três encontros, séries que lhe permitiram terminar a temporada 2020/21 com 15 golos e convenceram Gernot Rohr a convocá-lo pela primeira vez para a seleção nigeriana, pela qual se estreou em junho de 2021, contra os Camarões - viria a coincidir com Zaidu nas Super Eagles em seis ocasiões.
Oito tentos e quatro passes decisivos depois, o mais recente Dragão arrancou 2022/23 com 12 golos em 18 jogos e mudou-se para a Côte d’Azur, onde faturou em 20 ocasiões - 11 das quais sob o comando de Francesco Farioli - e fez seis assistências ao lado de Pablo Rosario. Regressado em março do ano passado, marcou uma vez em cinco jogos e, na presente campanha, leva três golos em 15 encontros.
Terem Moffi chega a uma casa que já conhece - foi titular na derrota do OGC Nice no Estádio do Dragão em novembro (3-0) - para adicionar capacidade de finalização e presença na área ao plantel comandado pelo velho conhecido Francesco Farioli.
