Escolas encerradas na quarta-feira em Montalegre devido ao mau tempo
Porto Canal/Agências
As escolas de Montalegre vão ficar fechadas na quarta-feira por causa das previsões meteorológicas adversas, como a queda de neve, precipitação e vento, informou esta terça-feira o agrupamento escolar.
“Por razões de prudência e de salvaguarda da segurança dos alunos, amanhã [quarta-feira] não haverá atividade letiva nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz”, disse o estabelecimento de ensino, num aviso à comunidade escolar.
As escolas que vão ficar fechadas são a Secundária Doutor Bento da Cruz, a Secundária do Baixo Barroso e as escolas Básicas de Montalegre; Salto e de Cabril.
Também o município de Montalegre referiu que a Proteção Civil Municipal “considera não estarem reunidas as condições de segurança adequadas para a normal circulação dos veículos de transporte escolar”, pelo que na quarta-feira não se realizará este transporte.
A autarquia do distrito de Vila Real disse que a evolução das condições meteorológicas está a ser acompanhada em permanência pela Proteção Civil Municipal por forma a garantir a segurança de pessoas e bens.
Já esta terça-feira, por causa da queda de neve e das previsões de um agravamento das condições meteorológicas, com vento e precipitação fortes, as escolas do concelho encerraram à tarde e os alunos foram transportados mais cedo para casa.
No concelho vizinho de Boticas, o transporte escolar foi também antecipado esta terça-feira, mas apenas para os alunos das zonas mais altas do concelho, como Alturas do Barroso, Couto de Dornelas e Covas do Barroso.
O município também justificou o regresso a casa mais cedo para alguns alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, “por prudência, na sequência da análise das condições climáticas e tendo em conta a possibilidade de agravamento do estado do tempo”.
Já na sexta-feira, as escolas destes municípios estiveram encerradas por causa do aviso vermelho para a queda de neve.
Os dois concelho inserem-se no distrito de Vila Real, que se encontra, agora, sob aviso laranja devido à queda de neve, vento e precipitação.
A depressão Kristin passará por Portugal na próxima madrugada, com maior impacto entre as três e as seis da manhã, acompanhada de vento muito intenso, podendo as rajadas atingir os 140 quilómetros por hora.
