Esposende evoca centenário da 1.ª Grande Guerra com iniciativas até 2018

| Norte
Porto Canal / Agências

Esposende, 15 set (Lusa) - A Câmara de Esposende vai evocar, com iniciativas que arrancaram no sábado e se prolongarão até 2018, o centenário da 1.ª Grande Guerra (1914-1918), onde terão morrido 13 homens daquele concelho, informou hoje fonte municipal.

Segundo a fonte, que cita o investigador local Manuel Albino Penteado Neiva, consultor da comissão executiva da evocação, naquela guerra terão participado 197 homens do concelho de Esposende.

"Temos que honrar aqueles que nos honraram", afirmou, na abertura das comemorações, Penteado Neiva, refutando as críticas de quem entende que não faz sentido evocar no concelho aquele trágico acontecimento da história.

As comemorações arrancaram no sábado com a conferência "Esposende e a 1.ª Grande Guerra: Os homens e os acontecimentos" e a abertura da exposição "Novas da Guerra, Autores e Narrativas".

A exposição, patente na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, é uma mostra documental e fotográfica composta por obras impressas raras sobre este conflito trágico da história da humanidade, um friso cronológico sobre a participação de Portugal e exibição de filmes e documentários da época.

A próxima iniciativa prevista é a realização de um percurso evocativo da 1.ª Grande Guerra em Esposende, orientado por Albino Penteado Neiva, a ter lugar nos dias 27 de setembro e 4 de outubro e que pretende dar a conhecer espaços e memórias da participação de esposendenses naquele conflito mundial.

Em novembro, no dia 8, realiza-se uma visita ao Museu Militar do Porto, e no dia 22 terá lugar o lançamento do livro "Soldados com Rosto", da autoria de Albino Penteado Neiva.

O programa para 2015 inclui, a 10 de abril, a apresentação, pelo grupo de teatro da Juventude Unida de Marinhas, da peça "9 de abril ou o Coração Lusitano", um concerto pela Banda de Antas e duas exposições, nomeadamente a "Exposição sobre a participação de Portugal na 1.ª Grande Guerra e sobre a História da Humanidade", do Museu Militar de Lisboa, e "Esposende nas trincheiras".

Para 2016, prevê-se uma visita à região da Flandres e ao Cemitério Militar Português de Richebourg l'Avoué, em França, bem como a itinerância da exposição "Esposende nas trincheiras" pelas freguesias do concelho.

Para 19 de agosto de 2017 está prevista para a inauguração do Monumento aos Mortos da 1.ª Grande Guerra.

Antes disso, a 9 de abril, haverá uma missa com romagem aos cemitérios de Marinhas e de Fão.

A encerrar o programa evocativo, no dia 11 de novembro de 2018, Esposende acolherá uma conferência comemorativa do armistício.

O presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, anunciou ainda a intenção do município de incluir no programa evocativo uma vigília pela paz, num evento que pretende "abrangente e com dimensão, ultrapassando os limites do concelho e até do distrito".

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.