FC Porto: Primeira volta termina nos Açores

FC Porto: Primeira volta termina nos Açores
| Desporto
Porto Canal

O primeiro desafio de 2026 opõe o FC Porto ao Santa Clara a partir das 18h00 deste domingo, no Estádio de São Miguel e na Sport TV1. À entrada para a 17.ª e última jornada da primeira volta, os portistas lideram o campeonato de forma isolada e registam a melhor sequência de vitórias na competição (oito).

Com 15 triunfos e um empate, os comandados de Francesco Farioli somam 46 pontos, enquanto o Santa Clara tem menos um jogo disputado e segue no 13.º posto com 16 pontos, fruto de quatro vitórias, quatro empates e sete derrotas.

O histórico é favorável aos Dragões, que venceram 19 dos últimos 23 duelos frente aos açorianos, mas nem por isso são esperadas facilidades, já que o Santa Clara só perdeu três vezes em casa na presente edição do campeonato.

Em Ponta Delgada aterrou uma comitiva de 22 atletas, composta pelos guarda-redes Diogo Costa, Cláudio Ramos e João Costa, os defesas Francisco Moura, Martim Fernandes, Alberto Costa, Jan Bednarek, Dominik Prpić e Jakub Kiwior, os médios Pablo Rosario, Alan Varela, Eustáquio, Victor Froholdt, Gabri Veiga e Rodrigo Mora e os avançados Pepê, William Gomes, Borja Sainz, Ángel Alarcón, Yann Karamoh, Deniz Gül e Samu.

FC Porto
No arranque de “um mês muito atarefado” com “vários jogos importantes para diferentes competições”, Francesco Farioli centra as atenções num “grande desafio” contra um adversário que “fez uma campanha fantástica na época passada e continua a desenvolver um grande trabalho esta temporada”.

"Jogar nos Açores não será fácil”, tanto pelo “estado do relvado, como pela meteorologia”, por isso o técnico italiano reforça a importância de a equipa “estar bem preparada", “abordar o jogo da melhor forma" e tentar dar continuidade aos “bons resultados e exibições”.

E porque “as coisas mudam muito rápido no desporto”, o treinador do FC Porto exige que o grupo “mantenha os pés bem assentes na terra” e continue “a treinar com muita intensidade e desejo” para “ser melhor todos os dias” e “ficar mais próximo do sucesso”.

Ciente de que “a consistência é muito importante e pode ser decisiva", Francesco Farioli reforçou a confiança “numa equipa com muita maturidade” e “com um nível de desejo que não permite relaxar”. “O que temos feito é extraordinário, mas isso obriga-nos a manter os pés bem assentes na terra e a continuar a trabalhar com o desejo de ser melhor a cada dia”, explicou um timoneiro “totalmente comprometido com o FC Porto e feliz por ter a oportunidade de orientar um Clube desta dimensão”.

Com o mercado de inverno ao rubro, e já depois de anunciar o regresso de Pedro Lima ao Wolverhampton, o treinador assegurou que “todos os jogadores estão felizes e querem continuar no Clube", mas pode existir a necessidade de “explorar algumas opções que permitam a equipa melhorar tecnicamente, sem perder a estabilidade”. Uma coisa é certa: “O grupo vem acima de qualquer individualidade e quem vestir a camisola do FC Porto tem de estar ciente do ambiente que vai encontrar”.

Thiago Silva junta-se ao plantel “nas próximas horas”, mas ainda não vai fazer parte do lote de opções de Francesco Farioli nos Açores, assim como Zaidu, que continua ao serviço da Nigéria na CAN, e os lesionados Nehuén Pérez, Tomás Pérez e Luuk de Jong.

Santa Clara
Depois de ter terminado a última campanha no quinto lugar da Liga, o Santa Clara conseguiu segurar grande parte do plantel, viu sair apenas dois dos 15 jogadores mais utilizados e contratou 12 reforços, entre os quais o ex-FC Porto Wendel Silva, que já estava nos Açores desde fevereiro de 2025, cedido por empréstimo.

O guarda-redes Gabriel Batista, os laterais Lucas Soares e Paulo Victor, os centrais Luís Rocha, Frederico Venâncio e Sidney Lima, os médios Pedro Ferreira, Adriano Firmino e Serginho e os avançados Vinícius Lopes e Brenner Lucas têm sido as principais escolhas de Vasco Matos, que costuma lançar o lateral Diogo Calila, o médio Djé, e os pontas de lança João Costa e Elias Manoel a partir do banco.

O avançado Vinícius Lopes é o melhor marcador (7), enquanto os médios Serginho e Wendel Silva se destacam no capítulo das assistências, com dois passes decisivos nas respetivas contas pessoais.

Equipa de arbitragem
Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 38 anos terá como assistentes Tiago Costa e Sérgio Jesus, sendo Vítor Lopes o quarto árbitro. O VAR será Rui Costa, assistido por Miguel Martins.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Um treino e um jogo a fechar o estágio no Algarve

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira na Quinta do Lago, em Almancil, onde realizou uma sessão de treino matinal e um jogo vespertino com o SC Farense (2-0).

FC Porto: Bilhetes esgotados para Guimarães

Os bilhetes disponibilizados pelo FC Porto para o jogo frente ao Vitória SC encontram-se esgotados.

FC Porto (Voleibol): Dominika Sobolska-Tarasova reforça o voleibol

Dominika Sobolska-Tarasova é o mais recente reforço da equipa de voleibol do FC Porto. Depois de ter passado pela Bélgica, Polónia, Itália, Turquia e Roménia, a central de 34 anos prepara-se para viver a primeira experiência em Portugal, onde vai reforçar o lote de opções de Miguel Coelho para o eixo da rede.