Pais de alunos de centro escolar em Celorico de Basto impediram início das aulas

| Norte
Porto Canal / Agências

Celorico de Basto, 15 set (Lusa) - Dezenas de pais de alunos do Centro Escolar de Gandarela, Celorico de Basto, impediram, esta manhã, o início das aulas por discordarem de turmas com alunos de anos diferentes, disse à Lusa um presidente de junta.

Daniel Meireles, autarca da freguesia de Basto de S. Clemente, explicou que foram constituídas turmas que juntavam, num caso alunos do primeiro e terceiro anos, e noutro crianças do segundo e quarto anos.

Os pais, que são apoiados por quatro juntas de freguesia daquela zona do concelho (Basto de S. Clemente, Vale de Bouro, Ribas, e União de Caçarilhe e Infesta), dizem não entender a opção por turmas mistas, porque a escola é nova e tem salas e professores suficientes.

O centro escolar tem 180 alunos, divididos por seis turmas.

Segundo o autarca, ouvido hoje pela Lusa, 127 encarregados de educação subscreveram um documento de protesto.

Para o final desta manhã estava prevista uma reunião na sede do agrupamento para tentar encontrar uma solução para a situação denunciada hoje pelos encarregados de educação e autarquias.

Daniel Meireles disse à Lusa que é propósito do pais impedir os filhos de irem à escola até quarta-feira, esperando que até esse dia a situação seja ultrapassada.

A GNR esteve no local.

APM // ZO

Lusa/fim.

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.