ULS Tâmega e Sousa com atendimento complementar reforçado em Paredes até janeiro

ULS Tâmega e Sousa com atendimento complementar reforçado em Paredes até janeiro
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/Agências

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) vai reforçar o horário do Serviço de Atendimento Complementar (SAC) de Paredes devido ao aumento de afluência, à dificuldade de agendamento e ao período de doenças respiratórias, foi esta segunda-feira divulgado.

O alagamento de horário tem início esta segunda-feira e vai até 15 de janeiro, mas “não haverá funcionamento em horário alargado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro”, lê-se num comunicado da ULSTS.

O SAC de Paredes funcionará no período das 20h00 às 24h00 para, acrescenta a unidade, “dar resposta ao aumento de afluência e dificuldade de agendamento que se tem verificado, sobretudo nos concelhos de Paredes e Penafiel”.

“Esta medida pretende evitar deslocações desnecessárias aos serviços de urgência, orientando os utentes para uma resposta mais adequada nos cuidados de saúde primários, em particular para situações de menor gravidade”, acrescenta.

O acesso ao SAC de Paredes poderá ser feito através de agendamento pela Linha SNS 24 - 808 24 24 24, ou agendamento presencial, diretamente no próprio local.

A ULSTS informa que cada turno contará com uma equipa de dois médicos, dois enfermeiros e um assistente técnico.

“Esta medida de reforço surge no contexto do aumento sazonal da procura por cuidados de saúde, habitual nesta época do ano, nomeadamente associado a doenças respiratórias e outras situações clínicas de menor gravidade, permitindo uma resposta mais rápida e adequada nos cuidados de saúde primários e evitando a sobrecarga dos serviços de urgência”, reforça a ULS.

A ULSTS junta o Hospital Padre Américo (Penafiel), o Hospital de São Gonçalo (Amarante), bem como os centros de saúde, e serve uma população de cerca de meio milhão de pessoas, de 12 Municípios.

+ notícias: Norte

APDL amplia porto de Viana do Castelo para responder às metas de descarbonização

O presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou esta segunda-feira a expansão do porto de mar da capital do Alto Minho para responder às metas de descarbonização do setor naval até 2050.

Após aprovar aumento, Câmara de Gaia recua e quer manter taxa de IRS nos 2,5% em 2026

A Câmara de Gaia vota na terça-feira a manutenção da taxa municipal de IRS nos 2,5%, recuando face ao aumento para 3,0% que tinha sido aprovado pelo executivo de Luís Filipe Menezes há duas semanas.

Suspeito de tráfico de droga na Mealhada fica em prisão preventiva

Um homem de 38 anos, que foi detido por suspeitas de tráfico de droga na Mealhada, distrito de Aveiro, vai ficar em prisão preventiva a aguardar julgamento, revelou a GNR.