Município de Bragança abre concurso para projeto de expansão do Brigantia Ecopark
Porto Canal/Agências
O concurso público para a elaboração de um projeto de expansão do Brigantia Ecopark, uma incubadora de empresas situada em Bragança, abre já na próxima semana, revelou esta sexta-feira a presidente da câmara.
“Certamente que na próxima semana já estará aberto [o concurso público]”, disse à Lusa, a presidente Isabel Ferreira, adiantando que as candidaturas podem ser submetidas ao longo de 21 dias.
O Brigantia Ecopark tem atualmente 82 empresas instaladas e dois centros de investigação, num total de 430 colaboradores. A sua taxa de ocupação é de 98% e há vários anos que os executivos anteriores, liderados pelo PSD, falavam sobre a necessidade de expandir a incubadora.
Isabel Ferreira, eleita em outubro presidente do município pelo PS, prometeu na sua campanha eleitoral que iria avançar com o projeto.
Esta sexta-feira, na Assembleia Geral do Brigantia Ecopark, a que presidiu pela primeira vez, já que o espaço tem como administrador o município, Isabel Ferreira revelou a abertura do concurso público para elaboração do projeto, que vai custar 308 mil euros + IVA.
“É muito importante reforçar esta visão estratégica de crescimento sustentável que temos, de aumentar o acolhimento, reforçar o apoio à investigação e inovação e também atrair novos investimentos tecnológicos para a região e que criem cada vez mais emprego qualificado”, sublinhou.
Será construído um novo edifício, ao lado do Brigantia Ecopark e com as mesmas características, além de novas áreas, como um auditório.
Ainda não se sabe quanto custará a nova incubadora, mas, segundo a autarca, custará “alguns milhões de euros” e o município está já à procura de fontes de financiamento, nomeadamente fundos europeus.
“Aquilo que nós gostaríamos era de ver naquela zona todo um parque tecnológico, com várias infraestruturas, com cada vez mais dinamismo, mas também com serviços comuns, áreas comuns, que possam constituir depois serviços partilhados para as diferentes start-ups ou empresas de base tecnológica que surjam nestas infraestruturas”, afirmou à Lusa Isabel Ferreira.
Na assembleia foi ainda apresentado o novo diretor do Brigantia Ecopark, Jorge Humberto Sampaio, que vai substituir Alex Rodrigues, que esteve no cargo durante oito anos.
O novo diretor é formado em Contabilidade e Administração, no Instituto Politécnico de Bragança, onde integra o Gabinete de Promoção do Empreendedorismo desde 2007.
