Avenida D. Carlos I no Porto cortada ao trânsito devido a agitação marítima
Porto Canal
A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, no Porto, vai estar interrompida por precaução e para garantir a segurança de pessoas e bens, devido à agitação marítima, avisou esta sexta-feira a Câmara do Porto.
Segundo informação disponível na página de Internet da autarquia, a circulação naquela avenida ribeirinha, na foz do rio Douro, vai estar interrompida a partir das 22 horas e até “que as condições do mar o permitam”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga aviso laranja entre as 12h00 e as 18h00 de sábado, passando depois a amarelo até às 06h00 de domingo.
De acordo com o IPMA, encontra-se emitido aviso amarelo para precipitação no distrito do Porto, prevendo-se chuva persistente, por vezes forte, entre as 00 horas e as 15 horas de sábado.
Relativamente à agitação marítima, o concelho do Porto encontra-se sob avisos amarelo e laranja, entre a tarde desta sexta-feira e domingo, 7 de dezembro.
O período de maior severidade - correspondente ao aviso laranja - deverá ocorrer entre as 9 e as 18 horas de sábado, com ondas de noroeste entre 5 e 5,5 metros, podendo atingir os 11 metros de altura máxima.
A Proteção Civil Municipal recomenda à população a adoção de medidas preventivas que contribuam para minimizar os riscos, nomeadamente o respeito pelos perímetros de segurança na orla costeira e acessos aos molhes e praias, especialmente nas avenidas D. Carlos I, Brasil e Montevideu.
Pede também que se evitem atividades marítimas e deslocações junto ao mar, incluindo pesca desportiva e desportos náuticos, bem como que não se estacionem veículos junto à orla costeira.
