Serviço Educativo de Braga Media Arts com mais de 20 atividades de janeiro a julho

Serviço Educativo de Braga Media Arts com mais de 20 atividades de janeiro a julho
Foto: Braga Media Arts
| Norte
Porto Canal/Agências

O Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts vai apresentar, entre janeiro e julho, mais de 20 atividades, nas quais “são continuamente fortalecidas” as ligações entre criação, ‘media arts’ e comunidade.

De acordo com o Circuito, num comunicado enviado à Lusa, a programação inicia-se com a formação de professores “Tecnologia como chão comum – criação colaborativa em música e artes”, que acontece ao longo de cinco sessões entre janeiro e março, no âmbito da Bienal Cultura e Educação do Plano Nacional das Artes, e na qual serão exploradas “ferramentas e abordagens que favorecem a colaboração, a inclusão e a criatividade”.

Em janeiro tem início também o 'workshop' BMA lab “Ableton Live”, no qual ao longo quatro sessões os participantes constroem um sistema de geração musical adaptado à sua prática artística.

O Circuito refere que haverá outros BMA lab ao longo da temporada, destacando uma ‘masterclass’ dos australianos Oren Ambarchi e Will Guthrie, marcada para 15 de março, na qual os dois músicos irão partilhar os as suas práticas e métodos artísticos. Os músicos atuam no mesmo dia no gnration.

Também em março, no dia 21, acontece a oficina “Continuar abril – na televisão e com as crianças”, que parte da exposição “A televisão como cultura e contracultura”, que estará patente no gnration entre 17 de janeiro e 18 de abril.

A programação do Circuito inclui também sessões de cinema para crianças com mais de três anos. As sessões “Animais Gentis” acontecem nos dias 10, 11 e 14 de fevereiro no gnration, e as “Possível e Impossível” no dia 11 de julho, no Theatro Circo.

Em 06 de junho, no âmbito do espetáculo “Buluku”, no Theatro Circo, “onde é explorada a história de um curioso afronauta que viaja pelo espaço-tempo para partilhar aventuras sobre a criação do Universo”, acontece o 'workshop' “O meu eu astronauta e o metaverso”, “no qual os participantes são convidados a criar a sua própria versão do astronauta, incorporando elementos presentes no espetáculo, bem como referências ao universo espacial e à cultura africana”.

Durante as férias escolares regressa a “Circuito Summer School”, entre 6 e 10 de julho no gnration, “com cinco atividades numa semana totalmente dedicada à criatividade e experimentação, explorando áreas como o cinema ou a música, passando pela animação e pela inteligência artificial”.

A ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, este ano dirigida pelo músico bracarense Pedro Lima, apresenta-se em 18 de julho no gnration, com o Coura Voce, um coro feminino que desenvolve um trabalho regular no âmbito do ensino artístico especializado da música. No espetáculo é dado a conhecer o resultado das sessões de criação da ODE, que acontecem entre abril e julho.

Integrado na INDEX - Bienal de Arte e Tecnologia, cujas datas de 2026 ainda não foram anunciadas, o Circuito irá apresentar um programa “que não deixa ninguém de fora, com atividades para os mais novos e escolas, e visitas orientadas às diversas exposições da bienal para todos os públicos”.

A programação completa está disponível ‘online’, em www.circuitobma.com.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.