FC Porto (Voleibol): Percurso europeu terminou em Istambul

FC Porto (Voleibol): Percurso europeu terminou em Istambul
| Desporto
Porto Canal

A equipa de voleibol do FC Porto despediu-se das competições europeias após sofrer um desaire em Istambul, diante do Galatasaray (3-0) na segunda mão dos 16 avos de final da Taça CEV. O foco volta-se agora para o Campeonato Nacional, que reserva uma dupla jornada no próximo fim de semana, e para a Taça de Portugal, que arranca no início de janeiro.

Miguel Coelho lançou Milana Bozic, Natalia Murek, Kelsey Veltman, Shainah Joseph, Victória Alves e Saska Durovic de início, bem como a líbero Beatriz Basto, e o jogo arrancou equilibrado (9-9), tal como havia acontecido no Dragão Arena, mas as turcas não tardaram a demonstrar o favoritismo, começaram a construir uma vantagem segura (20-13) e conquistaram o primeiro set ao cabo de 42 pontos (25-17).

O segundo não teve uma história muito diferente: apesar de as comandadas de Miguel Coelho terem igualado o resultado a meio do parcial (14-14), a equipa da casa rapidamente subiu de nível no serviço, causando grandes dificuldades à receção portista, e a qualificação para a fase seguinte acabou por se confirmar aos 25-17.

O resultado do terceiro parcial já não poderia alterar o desfecho da eliminatória, mas nem por isso o FC Porto baixou os braços. As azuis e brancas até entraram a vencer (3-6), mas a história do jogo já estava escrita e nem os esforços portistas foram capazes de travar o ímpeto das atuais terceiras classificadas da reputada Liga turca (25-17).

O primeiro de dois jogos em dias consecutivos traz o Leixões SC ao Dragão Arena às 15h00 de domingo (Porto Canal). No dia seguinte, é a vez de o Vitória SC visitar a casa das modalidades portistas (segunda-feira, 16h00).

Ficha de jogo

GALATASARAY 3-0 FC PORTO
Taça CEV, 16 avos de final, 2.ª mão
3 de dezembro de 2025
Burhan Felek Vestel Voleybol Salonu, em Istambul (Turquia)

Árbitros: Mauro Carlo Goitre (Itália) e Marko Oravainen (Finlândia)

GALATASARAY: Eylül Akarçeşme Yatgin e İrem Nur Özsoy (líberos); Britt Bongaerts, Ayçin Akyol, Eline Timmerman, Alexia Ioana Carutasu, Alexandra Annelise Frantti, İlkin Aydin, Asli Tecimer, Kaja Wiktoria Grobelna, Yuanyuan Wang, Yasemin Güveli, Naz Aydemir Akyol e Myriam Fatime Sylla
Treinador: Massimo Barbolini

FC PORTO: Joana Resende e Beatriz Basto (líberos); Saska Durovic, Mika Grbavica, Milana Božić, Lila Durão, Natalia Murek, Victória Alves, Jasmine Rivest, Bruna Correia, Kelsey Veltman, Shainah Joseph, Shayla Hoeft e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 25-17; 25-17; 25-17

+ notícias: Desporto

Rodrigo Mora: “Só penso em ser Campeão Nacional. É a única coisa que quero para 2026”

Rodrigo Mora foi o Jogador do Ano para os leitores do jornal O Jogo. Acabado de receber o galardão entregue pelo diário desportivo sediado na Invicta, o prodígio de 18 anos descreveu 2025 como “um ano de aprendizagem”, durante o qual foi notório “o crescimento em todos os aspetos” e pôde cumprir o “sonho” de se “destacar na equipa principal do FC Porto”.

FC Porto (Hóquei em Patins): Tomás Santos cedido ao HC Braga

Tomás Santos vai representar o HC Braga, por empréstimo do FC Porto, até ao final da temporada 2025/26.

Francesco Farioli: “Vamos levar esta energia connosco”

O FC Porto entrou em 2026 a retomar uma tradição antiga e a treinar no Estádio do Dragão perante 26.855 adeptos. No final do treino de Ano Novo e no início de “um mês muito preenchido, cheio de jogos decisivos”, Francesco Farioli mostrou-se “muito grato por todo o apoio” e desejoso de “ter o estádio sempre cheio com a família portista”.