Presidente da Câmara de Lamego preside ao Conselho Permanente da CCDR-N

Presidente da Câmara de Lamego preside ao Conselho Permanente da CCDR-N
Foto: CCDR-N
| Norte
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara de Lamego, o social-democrata Francisco Lopes, foi esta terça-feira eleito presidente da comissão permanente do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“A responsabilidade que me conferem é grande e é coletiva”, afirmou o presidente da Câmara de Lamego, distrito de Viseu, citado em comunicado divulgado pela CCDR-N.

A eleição, que decorreu esta terça-feira em Amarante, no distrito do Porto, contou com 95 votantes, dos quais 84 votos foram favoráveis e 11 em branco.

No seu discurso após a eleição, o novo presidente da comissão permanente do Conselho Regional do Norte, quis sublinhar a importância estratégica do órgão que passa agora a liderar, destacando a “relevância da representação regional para os próximos anos”.

“O Norte é uma região diversa, plural e assimétrica, mas profundamente coesa na ambição de se afirmar” salientou, referindo ainda que o Conselho Regional é “uma força representativa da região”, com capacidade para influenciar políticas públicas e propor prioridades estruturantes”.

Francisco Lopes reforçou ainda a “necessidade de o Estado transferir não apenas competências, mas também recursos” para permitir maior autonomia regional na análise dos instrumentos de gestão territorial e na definição de políticas públicas.

“O potencial do Norte só se concretiza com verdadeiro poder de decisão regional”, afirmou, garantindo que trabalhará para que a região “continue a afirmar-se”.

Francisco Lopes, que não teve oposição nesta eleição, tem como vice-presidente Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, como secretária Ana Raquel Azevedo, presidente da Câmara de Baião, e como vogais Manuel Tibo (Terras de Bouro), Frederico Castro (Póvoa de Lanhoso), Augusto Marinho (Ponte da Barca) e Fátima Fernandes (Montalegre).

O presidente da CCDR-N, António Cunha, felicitou os novos órgãos, sublinhando “o contributo indispensável do conselho cessante” e agradecendo “toda a colaboração e empenho demonstrados ao longo do mandato”.

O responsável afirmou ainda confiar na capacidade da nova equipa “para reforçar a coesão territorial” e “aprofundar o papel do Conselho Regional no desenvolvimento do Norte”.

+ notícias: Norte

Quatro viaturas destruídas em incêndio perto de estação de metro em Matosinhos

Quatro viaturas ficaram queimadas e outras cinco sofreram danos parciais num incêndio no parque de estacionamento da Estação de Metro de Pias, em Custoias, revelou à Lusa fonte dos Bombeiros de Matosinhos-Leça.

PSD de Matosinhos censura desvios de 5 milhões de euros em obras e câmara fala em investimento sem precedentes

Os vereadores do PSD na Câmara de Matosinhos censuraram esta quarta-feira desvios de mais de cinco milhões de euros em obras públicas, enquanto a autarquia lembrou o investimento “sem precedentes” de 100 milhões de euros na habitação.

Ministros da Saúde e Educação destacam curso de Medicina da UTAD que abre em 26/27

Os ministros da Saúde e da Educação realçaram, esta quarta-feira, em Vila Real, a “enorme importância” do mestrado integrado em Medicina que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro vai abrir no ano letivo de 2026/27.