ARS-N reafirma que atendimento noturno em Baião e Resende vai encerrar

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 12 set (Lusa) - O vice-presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), Rui Cernadas, disse hoje à Lusa que o atendimento noturno nos centros de saúde de Baião e Resende vai encerrar.

Rui Cernadas admitiu apenas que o encerramento possa ocorrer de forma gradual, o que, frisou, já está a ser analisado com os presidentes das duas câmaras municipais.

Em declarações à Lusa, em Penafiel, onde hoje participou nas comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, organizadas pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, o dirigente da ARS-N sublinhou que o encerramento daqueles serviços em Baião e Resende decorre da pouca procura.

À Lusa, admitiu também ter sido o autor da decisão técnica de encerramento.

Rui Cernadas avançou que, em média, apenas 1,5 utentes recorrem por noite ao atendimento nos dois centros de saúde, o que considerou insuficiente e não justificar o custo de 250.000 euros anuais associado ao funcionamento dos serviços reclamados pelos autarcas.

No dia 28 de agosto, os presidentes das câmaras de Baião e Resende anunciaram, em comunicado, que os centros de saúde daquelas localidades iriam manter-se a funcionar durante a noite.

A posição de José Luís Carneiro, de Baião, e Manuel Trindade, de Resende, contrariava o anúncio feito naquele dia pela Administração Regional de Saúde do Norte de que o atendimento noturno (das 24:00 às 08:00), devido à "pouca procura de doentes", deixaria de funcionar nos dois centros de saúde, a partir de domingo.

No documento conjunto enviado pelos municípios à Lusa, podia ler-se que "os centros de Saúde de Baião e de Resende continuarão a funcionar 24 horas por dia, como até aqui", acrescentando-se que "a informação foi prestada por entidades oficiais aos autarcas".

Anunciava-se também que para as semanas seguintes estavam previstas reuniões entre os autarcas e os responsáveis da ARS-N e da Secretaria de Estado da Saúde.

Contudo, Rui Cernadas disse hoje à Lusa que nas conversas que estão a ser mantidas com os dois presidentes de câmara, envolvendo o secretário de Estado da tutela, estuda-se um eventual período de transição para adaptação da população.

"Pedimos a compreensão deles para possibilitar uma solução que rentabilize os recursos", comentou.

Em aberto estão várias possibilidades, incluindo o funcionamento alternado, semana a semana, entre os serviços dos dois concelhos vizinhos ou a manutenção do atendimento noturno apenas durante o fim de semana.

Ainda a propósito dos custos do atendimento noturno em Baião e Resende, o representante da tutela da saúde no norte do país admitiu que ficava mais barato à ARS-N pagar a um táxi para transportar os doentes ao hospital de Penafiel.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.