FC Porto: O centro do espetáculo. Estádio do Dragão em destaque na Revista Dragões

FC Porto: O centro do espetáculo. Estádio do Dragão em destaque na Revista Dragões
| Desporto
Porto Canal

A edição número 468 da revista Dragões já está disponível e assinala o 22.º aniversário do Estádio do Dragão, celebrado no passado dia 16 de novembro. O anfiteatro portista já viveu dias, noites e momentos inolvidáveis, mas a verdade é que há estádios que se limitam a acolher jogos e outros que se transformam em personagens principais de histórias que têm eco na eternidade.

Antes de ser casa de finais europeias e noites de gala, o Estádio do Dragão foi um estaleiro de betão, prazos apertados e decisões políticas que puseram em risco a realização do Euro 2004, mas tudo acabou em bem e o FC Porto já tinha para onde ir depois de tudo o que viveu no Estádio das Antas. Já foi palco para todas as vozes e pode muito bem servir como o manual das grandes noites. É difícil escolher os 20 jogos mais impactantes da história do Dragão, mas esta edição da revista aceitou o desafio.

Os grandes jogos são muitos e os grandes golos são ainda mais, mas aqui encontra cinco que pode e deve (re)ver de pé. Na época em curso, o FC Porto de Francesco Farioli já balançou as redes contrárias muitas vezes, mas isso é o que acontece quando se está na linha de fogo e em várias frentes, o que ajuda a explicar que vários futebolistas azuis e brancos continuem a despertar o interesse da comunicação social estrangeira ou dos próprios países. Entre eles está o patrão Jan Bednaek, mas uns escalões abaixo, no de sub-17, houve cinco Dragões a brilhar à escala mundial.

Ora, Jan Bednarek forma com Jakub Kiwior a guarda polaca, sempre com as costas bem aquecidas por Diogo Costa, a quem o FC Porto continua a assentar que nem uma luva. O capitão portista não chegou a partilhar o balneário com Hulk, que chegou recentemente aos 500 golos na carreira, quase que inspirado por aquele nove que não acaba e que é eterno. Na ala pediátrica do Hospital de São João, carinhosamente conhecida como “Joãozinho”, também se vence pelo Clube, que continua a ter Casas de mística e resistência espalhadas por Portugal e pelo mundo inteiro.

No futebol feminino, Angelina da Costa chegou no início da presente temporada, mas acredita que está “no caminho e no Clube certo”. Outra mulher que também leva cerca de meio ano de FC Porto é a voleibolista Beatriz Basto, enquanto o andebolista Ricardo Brandão é já um profundo conhecedor da realidade azul e branca. No basquetebol, Javian Davis diz ser “decisivo e implacável”, mas no hóquei em patins é o argentino Ezequiel Mena a ditar o ritmo.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é conhecido o árbitro para o jogo com o Santa Clara

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Cláudio Pereira para arbitrar o jogo entre Santa Clara e FC Porto, agendado para o próximo domingo (18h00, Sport TV), no Estádio de São Miguel, referente à ronda número 17 do campeonato.

FC Porto: A mensagem de bom ano dos Dragões

A equipa principal do FC Porto enviou uma mensagem de bom ano à família portista, através das redes sociais.

FC Porto (Natação): Angélica André entre as mulheres mais influentes no desporto em 2025

Angélica André está entre as 40 mulheres mais influentes do desporto em 2025 para a Forbes. A nadadora, que em 2025 brilhou na piscina e em águas abertas, consta na lista da reputada revista de negócios e economia em que também figuram nomes do futebol, futsal, basquetebol, surf, padel e do desporto adaptado.