Quando o hospital está a mais de 100kms de distância

| Norte
Patrícia Canelas, Porto Canal

No concelho de Freixo de Espada à Cinta da chamada de emergência até ao atendimento hospitalar vai uma grande distância. As contas apontam para quase uma hora e meia de viagem até ao hospital distrital, que fica a mais de 100 kms de distância.

Portugal é dos países onde se demora mais tempo a chegar ao hospital. Dados do Eurostat revelam que os tempos de deslocação estão ao nível dos países do Leste da Europa. Freixo de Espada à Cinta é frequentemente apontado como o concelho com o tempo médio de acesso mais elevado, com relatos de populações que demoram mais de 79 minutos de carro a chegar a um hospital. Fomos até lá conhecer esta realidade onde que se vive com a saúde à distância.

+ notícias: Norte

Tribunal rejeita providência cautelar que queria travar novas eleições na UTAD

O Tribunal Administrativo de Mirandela rejeitou a providência cautelar interposta contra a decisão do ministro da Educação de nomear uma comissão eleitoral para convocar eleições para o Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Autarca de Bragança quer que Governo financie Vasp para garantir jornais no distrito

A presidente da câmara de Bragança defendeu, esta quinta-feira, que o Governo deve tomar medidas, impedindo uma redução da distribuição de jornais no distrito de Bragança, anunciada pela Vasp, com vista a assegurar a “informação” e “democracia”.

Bebé de 4 meses chegou ao hospital de Gaia bem de saúde e entregue pela GNR

A bebé de quatro meses desaparecida na quarta-feira no Hospital de Gaia e que esta quinta-feira foi entregue ao final da tarde na GNR dos Carvalhos regressou ao hospital e está bem, revelou à Lusa fonte hospitalar.