FC Porto (Voleibol): Resistência portista na estreia europeia

FC Porto (Voleibol): Resistência portista na estreia europeia
| Desporto
Porto Canal

A equipa de voleibol do FC Porto lutou até ao fim, mas não conseguiu contrariar o favoritismo do Galatasaray - atual terceiro classificado da reputada Liga turca -, na primeira mão dos 16 avos de final da Taça CEV (1-3). O jogo decisivo está agendado para as 16h30 da próxima quarta-feira, na Turquia.

Num primeiro set pautado pelo equilíbrio, as turcas não tardaram a demonstrar o poderio ofensivo (4-7), mas as portistas nunca baixaram os braços, serviram-se do bloco para travar os argumentos das adversárias e conseguiram orquestrar uma reviravolta no marcador, muito graças à inspiração de Shainah Joseph - autora de nove pontos. Estava feito o 1-0 ao cabo de 47 pontos muito bem disputados (25-22).

Forçado a reagir, o Galatasaray entrou mais forte, causou algumas dificuldades à receção das atletas da casa e conquistou uma vantagem difícil de recuperar (7-15), que não mais desapareceu apesar dos esforços portistas (19-25).

Com tudo em aberto no terceiro parcial, a formação visitante arrancou com vontade de impor um ritmo ainda mais elevado e adiantou-se desde logo no marcador (7-13), mas as azuis e brancas reagiram e conseguiram adiar a decisão para os instantes finais. Ainda assim, a reviravolta turca veio a confirmar-se por uma diferença de apenas quatro pontos (21-25).

As comandadas de Miguel Coelho foram buscar forças a um Dragão Arena praticamente cheio, com mais de 500 atletas da Associação de Voleibol do Porto - 100 delas jogadoras da formação portista -, e protagonizaram um arranque fulgurante (14-10), mas a formação de Istambul acabou por levar a melhor e venceu por 3-1 (23-25).

Segue-se um embate frente ao Colégio Efanor, na Senhora da Hora, referente à oitava ronda do campeonato nacional (domingo, 18h00).

Ficha de jogo

FC PORTO 1-3 GALATASARAY
Taça CEV, 16 avos de final
26 de novembro de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Alexis Fuentes Barrasa e Zsolt Mezöffy

FC PORTO: Joana Resende e Beatriz Basto (líberos); Saska Durovic, Mika Grbavica, Milana Božić, Lila Durão, Natalia Murek, Victória Alves, Jasmine Rivest, Bruna Correia, Kelsey Veltman, Shainah Joseph, Shayla Hoeft e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho

GALATASARAY: Eylül Akarçeşme Yatgin e İrem Nur Özsoy (líberos); Britt Bongaerts, Ayçin Akyol, Martyna Justyna Lukasik, Eline Timmerman, Alexia Ioana Carutasu, Alexandra Annelise Frantti, İlkin Aydin, Asli Tecimer, Kaja Wiktoria Grobelna, Yasemin Güveli, Naz Aydemir Akyol, Büşra Güneş e Myriam Fatime Sylla
Treinador: Massimo Barbolini

Parciais: 25-22; 19-25; 21-25; 23-25

+ notícias: Desporto

FC Porto: 23 jogadores na comitiva para Plzeň

São 23 os jogadores que fazem parte da comitiva do FC Porto que, esta quarta-feira, partiu rumo à Chéquia, onde os Dragões defrontam o FC Viktoria Plzeň, no Stadion města Plzně, em desafio referente à sétima ronda da fase de liga da Liga Europa (quinta-feira, 17h45, Sport TV5).

FC Porto B: “Bês” de regresso ao miniestádio

A equipa B do FC Porto voltou, na manhã desta quarta-feira, ao miniestádio do Olival para começar a preparar a receção ao FC Vizela. O duelo da 19.ª jornada da Segunda Liga joga-se às 11h00 de domingo no CTFD Jorge Costa e os detentores de Lugar Anual têm entrada livre.

Rafa: “É um clássico do hóquei em patins mundial”

A 5.ª jornada da Grupo A da Liga dos Campeões reserva um duelo ibérico que é também um clássico da modalidade e que vai ter como palco o Dragão Arena (quinta-feira, 20h30, Porto Canal).