PS quer explicações da Câmara de Arcos de Valdevez sobre atraso e derrapagem em obra
Porto Canal/Agências
Os três vereadores do PS na Câmara de Arcos de Valdevez (PSD) não vão desistir de pedir explicações sobre eventuais atrasos, derrapagem financeira e impacto no comércio das obras no Campo do Trasladário, disse esta quarta-feira Flávia Afonso.
“Naturalmente, iremos insistir e levar o assunto sempre que possível às reuniões de Câmara, tentando esclarecer a população de Arcos de Valdevez”, afirmou.
Contactada pela agência Lusa, a propósito de um comunicado enviado à imprensa, a vereadora adiantou que “nas últimas reuniões”, a bancada socialista na autarquia “tem sido insistente numa tentativa de obter um ponto da situação sobre as contas desta obra, até ao momento sem sucesso”.
“Em julho, o senhor presidente antecipou a possibilidade de uma derrapagem de cerca de meio milhão de euros na finalização das obras. Estranhamente, já mais perto da finalização da obra, é incapaz de nos dizer qual é o ponto da situação”, sublinhou Flávia Afonso.
A Lusa contactou o presidente da autarquia, Olegário Gonçalves, mais ainda não obteve resposta.
Os vereadores querem ainda saber que “soluções” a autarquia do distrito de Viana do Castelo “equaciona relativamente ao comércio local, principalmente na proximidade de um período extremamente ativo, como é o Natal”.
“Muitos comerciantes já se têm queixado do facto de não haver estacionamento disponível, o que com poderá afastar muitos dos clientes deste comércio local. Também as próprias pessoas que habitam nas imediações da obra, sinalizam muitas vezes o prejuízo do barulho”.
Em nota enviada no passado dia 17, o município referiu que a intervenção “pretende promover a renovação e valorização arquitetónica e funcional do Campo do Trasladário, melhorando a qualidade do espaço público, através da requalificação dos pavimentos e da criação de uma unidade formal que privilegie as zonas pedonais, a circulação partilhada e o uso multifuncional do espaço, assim como o aumento de áreas ajardinadas”.
Esta obra “pertence à Operação “NORTE2030-FEDER-03005200 | Refuncionalização Urbanística do Campo do Trasladário | Arcos de Valdevez”, cofinanciada pelo FEDER, Programa NORTE2030, com um investimento elegível de 673.894,11 euros e comparticipação comunitária de 572.809,99 euros”.
