Francesco Farioli: "Este jogo espelhou a atitude e a mentalidade do grupo"

Francesco Farioli: "Este jogo espelhou a atitude e a mentalidade do grupo"
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto carimbou a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal depois de vencer o SU Sintrense na quarta eliminatória (3-0) e Francesco Farioli “não podia estar mais contente com a performance” de uma equipa que “começou um novo bloco de jogos com a energia certa”. “Este jogo provou, uma vez mais, a atitude e a mentalidade que este grupo tem”, reconheceu o técnico italiano já focado em “preparar o jogo contra o OGC Nice, um adversário muito forte e com grande qualidade individual que vai exigir o melhor FC Porto”.

No caminho certo
“Este jogo provou, uma vez mais, a atitude e a mentalidade que este grupo tem. Abordámos o jogo com um ritmo muito bom, tentámos manter alguma distância entre nós para manter a tensão da bola na velocidade certa. Estou muito feliz por termos o Luuk de Jong de volta e não podia estar mais contente com a performance da equipa. Foi importante começar este novo bloco de jogos com a energia certa.”

Mérito a quem o tem
“O jogo foi muito bem preparado pelo adversário. O plano deles era claro: manter os dois avançados lá na frente para jogar no contra-ataque. O jogo foi muito bem preparado estrategicamente pela nossa parte e soubemos aproveitar os momentos certos para desbloquear o jogo. Tentámos várias combinações curtas que não deram certo por poucos centímetros, mas tentámos desbloquear o jogo da forma que queríamos. Ainda não tenho as estatísticas, mas acho que hoje fizemos mais de 800 passes e isso diz muito sobre o nosso desejo de estarmos interligados. Estes jogos podem ser difíceis e até aborrecidos, já que por vezes não correspondem às expectativas, mas o de hoje tornou-se agradável para os adeptos porque houve muitos remates e combinações. Estamos numa boa fase e agora vamos preparar o jogo contra o OGC Nice.”

Gestão do grupo
“Quando elegemos o onze pensámos no próximo jogo, mas também não podíamos esquecer que este era o primeiro jogo depois da pausa para as seleções. O Victor Froholdt está a contas com uma pequena lesão e o Jan Bednarek ainda não recuperou, portanto tínhamos de gerir o grupo. Estou feliz pelos 90 minutos do Gabri Veiga e do Martim Fernandes. Houve muitos aspetos positivos, mas é hora de virar a página e focar na Liga Europa com muita atenção. Vamos jogar contra um adversário muito forte, com muita qualidade individual, e temos de estar no nosso melhor.”

Da Taça para a Europa
“Estamos bem nas bolas paradas no campeonato, mas temos de melhorar na Liga Europa. Temos de fazer melhor. Claro que quando jogamos na Liga Europa encontramos adversários mais físicos e sabemos que vai ser um jogo desafiante. Temos de estar preparados.”

Deniz Gül a extremo
“É um aspeto a considerar no futuro próximo. Todos os nossos avançados merecem espaço. O Deniz Gül está a ganhar cada vez mais credibilidade e a conquistar mais espaço no plantel. Ainda agora marcou um golo pela Turquia e está num bom momento, mas o Samu e o Luuk de Jong também têm o mérito deles e cabe-nos encontrar soluções. É um bom problema para resolver.”

O regresso de Luuk de Jong
“Estou muito feliz por o termos de volta cerca de dez semanas depois. É bom para o grupo e para o próprio Luuk também. Hoje ele provou uma vez mais que tem muita capacidade de liderança, não só tecnicamente, mas em momentos em que podia chutar à baliza e decidiu tentar descobrir o caminho para um colega de equipa.”

Em quatro frentes
“Jogar em diferentes competições é um estímulo muito bom. Esta equipa comporta-se sempre da mesma forma nos treinos, independentemente do adversário que se segue. Ainda esta semana vi o grupo a esforçar-se muito, não podia pedir mais aos jogadores, agora o desafio é manter esta mentalidade e transportá-la para todos os jogos. Estou muito grato pelo trabalho que eles têm feito.”

Mora e Gabri lado a lado
“É uma possibilidade e é sempre bom tê-los aos dois em campo, porque isso confere qualidade ao jogo. Jogar com dois 10 exige muito sacrifício e capacidade de ajuste por parte dos dois, mas é uma solução que temos de considerar. Foi bom testar isso hoje e é algo que pode voltar a acontecer.”

 

+ notícias: Desporto

Francesco Farioli: “Sinto-me privilegiado por ser o treinador de um dos melhores clubes da Europa”

“O início de época foi brilhante. É difícil pedir mais e melhor, mas a realidade é que o que fizemos já está feito. Não temos tempo para celebrar o que já conseguimos”. A mensagem é clara, até porque se aproxima “um período desafiante que exigirá o melhor de todos” e Francesco Farioli está focado em “fazer os adeptos felizes”.

FC Porto: Primeiro treino em solo algarvio

O plantel principal do FC Porto realizou um treino vespertino no primeiro dia do estágio que decorre até sexta-feira na Quinta do Lago, em Almancil.

Thiago Silva: “Vim para somar e ajudar todos a darem o melhor”

Quase 22 anos depois, Thiago Silva voltou ao Porto para viver “um momento único”. Ultrapassado “um dos piores momentos da vida e da carreira” e atingido um nível ímpar no futebol mundial, o “Monstro” está “muito feliz e muito motivado por este regresso” à casa onde quer conquistar “o tão sonhado título”.