Policiamento próximo aumentou idosos sinalizados pela GNR em Bragança
Porto Canal/Agências
O Comando Territorial da GNR de Bragança revelou, esta terça-feira, que o aumento de idosos sinalizados no âmbito dos “Censos Sénior” se deve ao policiamento e proximidade especial com esta população.
Bragança é o terceiro distrito do país com mais idosos sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade de acordo com os Censos Senior 2025 da GNR, que sinalizaram 4.191 idosos nestas condições.
O major do Comando Territorial de Bragança, Hernâni Martins, explicou, à Lusa, que o aumento de idosos sinalizados deve-se ao “comprometimento e opção estratégica por um policiamento proativo e próximo da comunidade”, que é feito “anualmente”, com “especial atenção a este tipo de comunidades”.
Face aos dados divulgados, Bragança tem mais 844 idosos sinalizados em relação ao ano anterior e é o terceiro distrito do país com mais pessoas identificadas, ficando apenas atrás dos distritos da Guarda, com 5.852, e de Vila Real, com 5.167.
“Podemos dizer que pode existir um número considerável de idosos em situação de vulnerabilidade que estão a ser acompanhados por todos nós e já foram a todos eles solicitados apoios e comunicação a entidades que podem minimizar essa vulnerabilidade”, adiantou, acrescentando que, “a partir do momento em que existe um idoso em situação vulnerável, é preocupante”.
A campanha Censos Senior 2025 decorreu entre 1 de outubro e 16 de novembro, com o objetivo sensibilizar e alertar as pessoas mais velhas para a adoção de comportamentos de segurança, evitando assim crimes, como violência, burlas e furtos.
Em todo o país, este ano, foram sinalizados pela GNR 43.074 idosos, menos 1040 face a 2024. A nível nacional, verificou-se uma diminuição, o que significa que o distrito de Bragança contrariou esta tendência.
A operação “Censos Senior” da GNR já decorre desde 2011.
