PS acusa Governo de querer desclassificar serviços da ULS Gaia/Espinho

PS acusa Governo de querer desclassificar serviços da ULS Gaia/Espinho
Foto: ATEHP
| Norte
Porto Canal/Agências

O PS/Gaia acusou o Governo de pretender desclassificar o serviço de pediatria/neonatologia e de cirurgia pediátrica da Unidade Local de Saúde Gaia/Espinho (ULSGE), considerando a medida “inaceitável”.

“A concretizar-se a intenção do Ministério da Saúde, Vila Nova de Gaia perderá valências diferenciadas, o que causará um impacto negativo a milhares de utentes e famílias que serão forçadas a deslocar-se ao Porto para consultas e tratamentos que atualmente fazem na ULSGE”, argumenta o PS/Gaia.

Em comunicado, os socialistas lembram os custos diretos, o tempo de viagem e dizem temer que os utentes e famílias percam qualidade na prestação de serviços.

Os socialistas, que agora são oposição em Vila Nova de Gaia, falam numa “desclassificação a favor” de hospitais do Porto, nomeadamente o São João e o Santo António.

Para o PS/Gaia, acresce a possibilidade de as novas ULS de acolhimento ficarem com “elevada procura e saturação com listas de espera em pediatria”, caso esta medida se concretize.

“Significa, pois, que os utentes e famílias gaienses serão ainda mais prejudicados por tempos de espera superiores”, referem, avançando que voltarão a levar o tema a reunião de executivo, na qual apresentarão uma moção.

No comunicado, o PS/Gaia considera ainda que esta medida está “unicamente ao serviço da poupança” e que com ela a ministra da Saúde “atinge e diminui o prestígio e bom nome dos profissionais de Gaia/Espinho”.

+ notícias: Norte

ETAR de Moreira da Maia remodelada para "melhorar desempenho operacional e ambiental"

A ETAR de Ponte de Moreira, na Maia, está a ser remodelada para “melhorar o desempenho operacional, ambiental e financeiro” da infraestrutura, representando um investimento de cerca nove milhões de euros, segundo foi apresentado.

Alargamento da ferrovia Contumil-Ermesinde arranca no segundo trimestre

A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê avançar com o alargamento para quatro vias da ferrovia entre Contumil e Ermesinde no segundo trimestre, após contratações de fiscalização, expropriações, materiais e empreitada, e também 25 milhões de euros para sinalização.

PS de Gaia lembra que estação de TGV está decidida e "não pode ficar refém de amuos"

O vereador do PS de Gaia João Paulo Correia lembrou que a estação de alta velocidade "está decidida" e "não pode ficar refém de amuos", considerando que o presidente da câmara não pode deixar cair uma conquista histórica.