Detido na Trofa homem com mandado de detenção do Luxemburgo por tráfico de droga

Detido na Trofa homem com mandado de detenção do Luxemburgo por tráfico de droga
| Norte
Porto Canal/Agências

Um homem de 45 anos com um mandado de detenção europeu por tráfico droga foi detido esta sexta-feira no concelho da Trofa (Porto), para posterior entrega às autoridades luxemburguesas, anunciou este sábado a GNR.

Em declarações à Lusa, Orlando Rodrigues, comandante do Destacamento Territorial de Santo Tirso, explicou que o indivíduo foi detido pelas “16h30 de sexta-feira, na rua Joaquim Castro Azevedo, na freguesia de Bougado”, no concelho da Trofa e distrito do Porto e que o mandado de detenção emitido pelo Luxemburgo pendia desde “7 de novembro” na base de dados Schengen.

Após a GNR ter verificado na base de dados que havia um mandado de captura emitido pelo Luxemburgo, o indivíduo foi detido “sem oferecer resistência”.

O indivíduo vivia em Portugal e era “conhecido pela GNR na cidade por tráfico de droga”.

“O detido tinha já processos anteriores relacionados com tráfico de estupefacientes e já tinha medidas de coação aplicadas com apresentações no posto por tráfico de estupefacientes”, acrescentou Orlando Rodrigues.

No comunicado de imprensa da GNR, pode ler-se que a detenção do homem aconteceu no decorrer de uma “ação de patrulhamento e fiscalização aleatória” e, quando os militares da GNR identificaram o indivíduo, foi possível “apurar que sobre o mesmo recaía um mandado de detenção internacional, tendo sido de imediato detido”.

O suspeito foi entregue no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária do Porto, para ser entregue às autoridades judiciárias luxemburguesas.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.